Logo O POVO+
Internet e TV por assinatura: 8 dicas para economizar ao escolher ou mudar de plano
Foto de Raone Saraiva
clique para exibir bio do colunista

Editor-executivo de Economia, é especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. É vencedor de vários prêmios de jornalismo, como o Petrobras, Anac e ABCR.

Internet e TV por assinatura: 8 dicas para economizar ao escolher ou mudar de plano

Pandemia do novo coronavírus estão fazendo com que diversas famílias brasileiras repensem seus gastos e busquem alternativas para economizar na hora de adquirir produtos e serviços
No caso dos planos de TV por assinatura, é necessário avaliar o perfil dos membros da família, desde a quantidade de horas que cada um passa na frente da TV até os programas e canais favoritos (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação No caso dos planos de TV por assinatura, é necessário avaliar o perfil dos membros da família, desde a quantidade de horas que cada um passa na frente da TV até os programas e canais favoritos

As dificuldades econômicas geradas pela pandemia do novo coronavírus estão fazendo com que diversas famílias brasileiras repensem seus gastos e busquem alternativas para economizar na hora de adquirir produtos e serviços. Gabriela Resende, content lead do Portal de Planos, traz oito dicas de como gastar menos ao escolher ou mudar o plano de internet ou TV por assinatura.

1. Perfil familiar

No caso dos planos de TV por assinatura, é necessário avaliar o perfil dos membros da família, desde a quantidade de horas que cada um passa na frente da TV até os programas e canais favoritos. Com essa percepção, é possível definir um pacote personalizado apenas com uma quantidade de canais que realmente todos irão degustar, já que não faz sentido algum, por exemplo, ter centenas de opções disponíveis se a família assiste somente a programação da TV aberta, ou então alguns canais fechados específicos que poderiam entrar em um pacote mais básico.

2. Pacotes

Outro fator importante em relação à TV por assinatura é verificar qual pacote é mais vantajoso, pois existem as opções pós-pagas e pré-pagas, assim como no caso das recargas de celular. A família escolhe de maneira consciente a quantidade de dias que julgar ideal. No caso de uma viagem, não seria tão necessário pagar um mês completo, sendo que a utilização nesse período de ausência torna-se nula.

3. Velocidade de conexão

Planos de Internet também podem ser uma faca de dois gumes. Pois, se o consumidor contrata um plano inadequado às suas necessidades, ele pode acarretar prejuízos com multas por conta da quebra de contrato. É preciso analisar quantas pessoas utilizaram o serviço ao mesmo tempo, já que quanto mais dispositivos conectados no ambiente, maior tem que ser a velocidade de conexão.

4. Pesquisa de qualidade

Fazer uma sondagem com a vizinhança é uma boa pedida. Assim, é possível saber qual a operadora mais usada naquele local e que oferece uma boa qualidade de internet na região. Contratar às cegas pode pesar no bolso mais para frente com uma possível quebra de contrato ou serviço ruim que resulta em outros prejuízos, principalmente, neste período de home office.

5. Benefícios

Encontrar benefícios extras é uma outra dica essencial. Além da conexão, algumas operadoras podem oferecer acesso gratuito em plataformas de streaming.

6. Cláusulas de fidelidade

Atenção redobrada às cláusulas de fidelidade ao contratar um serviço de internet. São inúmeros os casos de consumidores que reclamam sobre a dor de cabeça que enfrentam ao decidirem pela troca de operadora, principalmente, quando é contratado um plano mais em conta e que exige um período maior de permanência.

7. Comparação

Comparar é outro ponto que não deve ser ignorado. Por meio do comparador de internet do Portal de Planos, é possível estar atento aos preços e vantagens que as principais operadoras do País oferecem, sem a necessidade de pesquisar nos sites de cada empresa. 

8. Internet para celular

Se a utilização da Internet for mais necessária para fora da residência, talvez o plano ideal seja um serviço para celular mais robusto. Pensar nas opções de combos que reúnem internet, TV e telefonia fixa, é o grande segredo. As operadoras costumam oferecer descontos que compensam bem mais do que contratá-los individualmente, seja na mesma operadora, seja em mais de uma.

Foto do Raone Saraiva

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?