
Editor-executivo de Economia, é especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. É vencedor de vários prêmios de jornalismo, como o Petrobras, Anac e ABCR.
Ceará deve retomar produção do buggy Fyber com investidor alemão
Segundo Maia Júnior, titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará, investidor comprou licença da marca e quer negociar a instalação de uma fábrica no Estado
Na semana em que a Ford anunciou o fechamento de suas fábricas no Brasil, incluindo a unidade da Troller no Ceará, no município de Horizonte, o Governo do Ceará informa que o buggy Fyber poderá voltar a ser produzido no Estado. Segundo o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior, um investidor alemão está interessado em negociar a instalação de uma montadora e retomar as atividades.
Sem revelar nome da empresa, até por conta do processo inicial de negociação, o secretário diz apenas que recebeu a ligação do investidor na manhã desta quarta-feira, 13. "Esse investidor já comprou a licença do buggy Fyber, para produzir na Alemanha. Foi uma conversa muito positiva, e ele deve marcar para vir ao Ceará se reunir comigo. Se todos os contatos avançarem, vamos reanimar a fábrica da Fyber, o melhor buggy que o Estado teve na sua história. A retomada dessa produção seria algo maravilhoso", diz.
Histórico da marca
A Fyber Indústria e Comércio Ltda. foi fundada em Fortaleza, em 1974, pelos irmãos Agliberto e Rogério Farias, com o objetivo de produzir artefatos de fibra de vidro. Em 1981, a empresa passou a produzir buggies, lançando o Duna’s. As unidades foram fabricadas até 1984, quando foi introduzido no mercado o novo modelo, o Fyber 2000.
Porém, a Fyber entrou em falência em 1995. Em 2003, no entanto, a fabricação dos buggies foi retomada pela também cearense Peixoto Veículos, de propriedade de Hiderlandson Peixoto, que já havia sido revendedor exclusivo da marca por 12 anos. (Colaborou Irna Cavalcante)