Raone Saraiva
clique para exibir bio do colunista

Editor-executivo de Economia, é especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. É vencedor de vários prêmios de jornalismo, como o Petrobras, Anac e ABCR.

NOTÍCIA

Obra do novo Hospital Universitário do Ceará vai custar R$ 274,7 milhões

O contrato entre o Governo do Estado e o Consórcio Saúde Ceará foi assinado na quinta-feira, 14. A previsão é que a obra seja concluída em 2022
O novo Hospital Universitário do Ceará terá mais de 650 leitos de internação, distribuídos entre internação geral (470) e terapia intensiva (184)
O novo Hospital Universitário do Ceará terá mais de 650 leitos de internação, distribuídos entre internação geral (470) e terapia intensiva (184)

Empreendimento que deverá ser inaugurado em 2022 em Fortaleza, o novo Hospital Universitário do Ceará custará R$ 274,74 milhões aos cofres públicos estaduais. Com validade de 36 meses, o contrato entre o Governo do Estado, por meio da Superintendência de Obras Públicas (SOP), e o Consórcio Saúde Ceará, foi assinado na quinta-feira, 14. A previsão é que a obra seja concluída em dois anos.

O consórcio é formado por três empresas: Engeform Engenharia Ltda, Passarelli Engenharia e Construção Ltda e Temon Técnica de Montagens e Construções Ltda. O grupo será responsável pela elaboração e desenvolvimento dos projetos de arquitetura e engenharia, obtenção de licenças, aprovações, execução das obras e serviços de engenharia, arquitetura, montagens dos sistemas envolvidos e comissionamento das edificações. As informações foram divulgadas no Diário Oficial do Ceará (DOE) dessa sexta-feira, 15.

Estrutura do hospital

O hospital terá mais de 650 leitos de internação, distribuídos entre internação geral (470) e terapia intensiva (184). Contará também com leitos de apoio e observação nas alas de urgência e emergência, centro cirúrgico e obstétrico. O equipamento vai ocupar área de 75 mil metros quadrados (m²), em terreno que pertence à Universidade Estadual do Ceará (Uece), no bairro Itaperi, com acesso pela rua Betel, próximo à rua Holanda.

O complexo será composto por um edifício principal de três torres (clínica, cirúrgica e materno-infantil). Serão seis pavimentos integrados com diferentes ambientes, como enfermarias pediátricas e adultas, ambulatórios, área de exames e laboratórios, consultórios médicos e odontológicos, centro de convivência, dois auditórios com 50 lugares cada, área técnica e de ensino, e heliponto.

Assistência terciária

O equipamento terá perfil de assistência terciária, realizando atendimento em casos de alta complexidade e dando suporte a hospitais da Região Metropolitana de Fortaleza e do interior do Estado.

”O Hospital Universitário, além de funcionar como a nova sede do tradicional Hospital César Cals, vai permitir conciliar, em parceria com a Uece, o atendimento à população com o ensino de novos profissionais da área”, disse Aline Cordeiro, diretora de Projetos de Edificações da SOP, em março do ano passado, quando o Governo do Ceará informou sobre o lançamento do edital para a obra, do tipo Regime Diferenciado de Contratações Públicas Integrada (RDCi).

Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais