Logo O POVO+
Ranking mostra autoescolas do Ceará que mais aprovam no Detran
Foto de Raone Saraiva
clique para exibir bio do colunista

Editor-executivo de Economia, é especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. É vencedor de vários prêmios de jornalismo, como o Petrobras, Anac e ABCR.

Ranking mostra autoescolas do Ceará que mais aprovam no Detran

A taxa média de aprovação dos alunos das autoescolas de Fortaleza nos exames práticos do Detran-CE é de 76,8%. No Interior, esse índice sobe para 81,8%
Tipo Notícia
 (Foto: )
Foto:

A taxa média de aprovação dos alunos das autoescolas de Fortaleza nos exames práticos do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) é de 76,8%. O dado consta em levantamento realizado pelo órgão e considera as provas aplicadas de janeiro de 2018 a julho de 2019 para todas as categorias da Carteira Nacional de Habilitação (CNH): A, B, C, D e E.

Das 87.299 pessoas que fizeram as provas de direção no Detran-CE durante o período, por meio dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) da Capital, 67.123 foram aprovadas e 17.201 reprovadas. Outros 2.975 candidatos faltaram aos testes.

As estatísticas também revelam que a taxa média de aprovação dos alunos das autoescolas localizadas no interior do Ceará é maior que em Fortaleza, de 81,8%. De janeiro de 2018 a julho deste ano, dos 132.298 candidatos que prestaram os exames práticos do Detran-CE, 108.228 foram aprovados e 19.907 reprovados. Quanto aos faltosos, o número ficou em 4.163.

Na Capital, os dez CFCs com os maiores índices de aprovação, no período analisado pelo Detran-CE, são os seguintes: Cearense; Nova Modelo; Autoescola Aldeota; São Francisco; Autoescola Marina; Autoescola SL 100; Djalma; Autoescola Tavares; Nordeste; e Ômega, respectivamente. Já dez as unidades com as menores taxas são: Máxima Filial; Centrão Parangaba; William; Messias; Autoescola Amigos; Líder; Autoescola Magno; Autoescola Salete; Aldeota; e Montenegro.

No Interior, o ranking com os dez maiores índices de aprovação é composto por: Exemplo Filial; Autoescola Barbalha; CFC Diamante Camocim; Autoescola Santana; Autoescola Vitória Itaiçaba; Autoescola Fênix; Autoescola Monólitos Aracati; CFC Monólitos Limoeiro; CFC Bosco Limoeiro; e Autoescola Matriz.

Por outro lado, as dez unidades com as menores taxas nas cidades interioranas são: CFC Guadalupe São José; Autoescola Roncheti; Autoescola Rota 01; Autoescola Sol Poente; Autoescola Oliveira; CFC Guadalupe Pirajá; Autoescola JR Missão Velha; Autoescola Quiterianópolis; Autoescola Mãe Rainha; e Autoescola Nova.

| LEIA TAMBÉM | Detran já aplicou mais de 382 mil multas no Ceará neste ano

FORTALEZA

Crescem buscas por seguro para doenças graves

Levantamento da seguradora multinacional Mongeral Aegon mostra que a procura por seguro doenças graves, que prevê o pagamento do valor contratado para o cliente no caso de uma das enfermidades cobertas, aumentou 378% em Fortaleza de janeiro a agosto deste ano, na comparação com igual período de 2016. "As pessoas estão buscando novas formas de garantir a tranquilidade financeira para um momento difícil, de doenças como o câncer. O seguro é um grande aliado porque, além de auxiliar em custos, permite que o cliente não se descapitalize quando tiver afastado do trabalho para realizar o tratamento", diz David Martins, superintendente da empresa na Capital.

66,7%

DOS EMPRESÁRIOS de meios de hospedagem do Ceará pretendem investir em seus estabelecimentos até o fim deste ano, enquanto 33,3% não têm interesse. O dado consta em pesquisa de sondagem empresarial, feita pelo Ministério do Turismo, para o segundo semestre de 2019.

Foto do Raone Saraiva

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?