clique para exibir bio do colunista

Editor-executivo de Economia, é especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. É vencedor de vários prêmios de jornalismo, como o Petrobras, Anac e ABCR.

RaoneSaraiva • NOTÍCIA

Fortaleza terá viveiro com capacidade para produzir 50 mil mudas por ano

A unidade será construída pela Prefeitura de Fortaleza no Parque Adahil Barreto e deverá ser inaugurada no primeiro semestre de 2020. Obra é estimada em R$ 431,4 mil Por

Fortaleza vai ganhar um viveiro de mudas nativas com capacidade para produzir 50 mil plantas por ano. A unidade ficará no Parque Adahil Barreto, que integra o Parque Estadual do Cocó, e deverá ser inaugurada no primeiro semestre de 2020. O edital de licitação para a construção do equipamento foi lançado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf).

A empresa responsável pela obra, estimada em R$ 431,4 mil, será escolhida no próximo dia 30 de dezembro, na Comissão Permanente de Licitações da Prefeitura (CPL). O endereço é rua do Rosário, n° 77, Centro. Vence aquela que ofertar o menor preço para executar o serviço, com prazo previsto de quatro meses após a assinatura do contrato. Os interessados devem entregar os envelopes com as propostas das 10 às 10h15min. 

Deficiência de espécies nativas

O objetivo do viveiro é mitigar a deficiência de espécies nativas de mangue e tabuleiro no Ceará, a partir do uso das mudas em florestamento e reflorestamento. "A ocupação humana desordenada e a exploração desenfreada dos recursos naturais vêm impactando principalmente as regiões secas do Estado, provocando a degradação do solo, a perda da cobertura vegetal nativa e a redução da disponibilidade de água. A intensificação de tais processos levou crescentes frações dessas regiões à condição de áreas degradadas, fenômeno conhecido como desertificação", justifica a Prefeitura. 

O Parque Adahil Barreto é administrado pelo Governo do Ceará, que já detém a gestão de dois viveiros florestais localizados nos municípios de Caucaia (Parque Estadual Botânico do Ceará) e Pacoti (Área de Proteção Ambiental-APA da Serra de Baturité), com produção anual de 123 mil e 20 mil mudas nativas, respectivamente, totalizando 143 mil unidades. 

O termo de cooperação técnica para a implantação do viveiro de mudas nativas no Parque Adahil Barreto foi assinado ainda em julho de 2018, entre a Seinf e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). O acordo ocorreu durante a entrega da requalificação do equipamento. 

Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais