Logo O POVO+
Carrefour compra Makro em Fortaleza e loja vai virar Atacadão
Foto de Raone Saraiva
clique para exibir bio do colunista

Editor-executivo de Economia, é especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. É vencedor de vários prêmios de jornalismo, como o Petrobras, Anac e ABCR.

Carrefour compra Makro em Fortaleza e loja vai virar Atacadão

Ao todo, o grupo francês de supermercados adquiriu 30 lojas do Makro no Brasil, por R$ 1,95 bilhão. A expectativa é converter as bandeiras das unidades para Atacadão em até 12 meses.
Tipo Notícia
Das 30 unidades do Makro compradas pelo Carrefour, 22 são próprias e oito alugadas. A operação também envolveu a aquisição de 14 postos de combustíveis integrados aos imóveis (Foto: Divulgação/Makro)
Foto: Divulgação/Makro Das 30 unidades do Makro compradas pelo Carrefour, 22 são próprias e oito alugadas. A operação também envolveu a aquisição de 14 postos de combustíveis integrados aos imóveis

O grupo francês Carrefour comprou 30 lojas do atacadista Makro por R$ 1,95 bilhão, incluindo a de Fortaleza, localizada na avenida Alberto Craveiro, no bairro Dias Macedo. Segundo a empresa, as unidades serão integradas à rede Atacadão. A expectativa é converter as bandeiras de todos as lojas em até 12 meses.

As unidades, que somam 165 mil metros quadrados (m²) de área de vendas, estão situadas nos seguintes 16 estados: Rio de Janeiro, Paraná, Goiás, Bahia, Pernambuco, Ceará, Mato Grosso, Alagoas, Santa Catarina, Pará, Amazonas, Piauí, Sergipe, Rio Grande do Sul, Paraíba e Tocantins, além do Distrito Federal.

"Essa transação é o movimento mais importante do Grupo Carrefour no Brasil desde a aquisição do Atacadão em 2007" Alexandre Bompard, CEO do Grupo Carrefour

Aumento das vendas

Ao adotar o modelo do Atacadão, o Carrefour projeta aumentar as vendas das 30 lojas em 60% e otimizar a estrutura de custos das unidades, possibilitando que as o alcance gradual de níveis de rentabilidade similares aos existentes nas lojas atuais do Atacadão.

Das 30 unidades compradas, 22 são próprias e oito alugadas. A operação também envolveu a aquisição de 14 postos de combustíveis integrados aos imóveis. Juntas, essas lojas venderam R$ 2,8 bilhões em 2019. O Carrefour terminou o ano passado 692 lojas no Brasil, das quais 186 têm bandeira Atacadão. 

Plano de expansão

"Essa transação é o movimento mais importante do Grupo Carrefour no Brasil desde a aquisição do Atacadão em 2007. Isso evidencia nosso comprometimento com a expansão de nossos formatos de crescimento e está em linha com o Plano de Transformação do Carrefour 2022", diz o presidente do Conselho de Administração e CEO do Grupo Carrefour, Alexandre Bompard, no comunicado enviado ao mercado. O executivo destacou que o Brasil, hoje, é o segundo maior mercado do Grupo depois da França, sede da companhia.

De acordo com o CEO do Grupo Carrefour Brasil, Noël Prioux, "a transação é um acelerador de crescimento para o Carrefour no Brasil. Com essa aquisição o Atacadão vai fortalecer sua presença geográfica e consolidar ainda mais sua presença nacional. Essa aquisição, juntamente com nosso ritmo de crescimento orgânico, com 20 lojas Atacadão abertas em 2019, vai representar uma aceleração equivalente a um ano e meio de expansão, marcando um importante passo para o Grupo Carrefour Brasil".

O fechamento dos negócios está condicionado à aprovação definitiva do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Continuidade da operação

O Makro informa que continua operando no Brasil. As 24 lojas da empresa no estado de São Paulo, por exemplo, deverão ser revitalizadas e expandidas. A empresa também diz que vai investir em um novo centro de distribuição de perecíveis. (Com agências)



 

 

Foto do Raone Saraiva

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?