Logo O POVO+
Hospital universitário com 600 leitos será construído em Fortaleza
Foto de Raone Saraiva
clique para exibir bio do colunista

Editor-executivo de Economia, é especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. É vencedor de vários prêmios de jornalismo, como o Petrobras, Anac e ABCR.

Hospital universitário com 600 leitos será construído em Fortaleza

Tipo Opinião

O Governo do Estado, por meio da Superintendência de Obras Públicas (SOP), lançou edital de Regime Diferenciado de Contratação Integrado (RDCi) para a construção do Hospital Universitário do Ceará. O equipamento, que será administrado pela Secretaria da Saúde (Sesa), ficará em Fortaleza, numa área de 75 mil metros quadrados (m²). O terreno é próximo à avenida Benjamin Brasil e será integrado à Universidade Estadual do Ceará (Uece).

O hospital terá perfil de atendimento terciário e ofertará cerca de 600 leitos, funcionando em três torres: clínica, cirúrgica e materno-infantil. A seleção para escolher a empresa ou consórcio responsável pelos serviços começará no próximo dia 28 de abril. Vence quem oferecer a melhor proposta técnica e de preço. Por se tratar de RDCi, o valor estimado para a construção do equipamento não foi divulgado. O recurso para a obra virá do Tesouro Estadual.

Após a liberação da ordem de serviço, o hospital deverá ser construído no prazo de 24 meses, portanto, a expectativa é que a unidade entre em operação em 2022. O contrato da empresa vencedora com o Governo do Ceará, porém, terá vigência de 36 meses.

BENEFÍCIO

Projeto busca reduzir conta de luz dos agricultores em 30%

Produtores e agricultores familiares do Brasil poderão ser beneficiados com a redução na conta de luz, caso o projeto de lei nº 218/2020 seja aprovado. A proposta, do deputado federal José Guimarães (PT/CE), estabelece 30% de desconto nas tarifas de uso de sistema de distribuição e na tarifa de energia elétrica relativas ao consumo verificado em propriedades rurais e nas atividades de agricultura familiar. O abatimento também incide sobre as bandeiras tarifárias homologadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O objetivo da proposta é corrigir as alterações do decreto nº 9.642, de 27 de dezembro de 2018, do ex-presidente Michel Temer (MDB). No documento, o emedebista iniciou a gradual extinção, prevista para acontecer em cinco anos, dos benefícios de redução de tarifa para trabalhadores campo. A garantia estava prevista no decreto nº 7.891, de 23 de janeiro de 2013, da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

"O decreto de Temer prejudicou a produção em pequena escala de uma variedade de alimentos essenciais à qualidade de vida e à saúde do consumidor brasileiro, atentando contra a segurança alimentar", diz Guimarães.

Ricardo Vieira, diretor comercial da Vivo Telefônica no Nordeste, apresentou as novidades da marca no Ceará. (Foto: Mauri Melo/O POVO).
Ricardo Vieira, diretor comercial da Vivo Telefônica no Nordeste, apresentou as novidades da marca no Ceará. (Foto: Mauri Melo/O POVO). (Foto: MAURI MELO)

TELECOMUNICAÇÕES

Vivo aposta na abertura de lojas compactas

Hoje com 21 lojas no Ceará, a Vivo/Telefônica Brasil vai continuar investindo na abertura de unidades no Estado. A aposta é na Vivo Plus, novo conceito de loja presencial, com formato compacto, layout flexível e moderno. Os espaços foram pensados para atender cidades interioranas. No Nordeste, são 21 lojas do modelo, sendo duas no Ceará. A expectativa da empresa é abrir mais 57 unidades na região neste ano, oito na Divisão CE/PI. No Brasil, foram inauguradas 185 Vivo Plus nos últimos 11 meses, informa Ricardo Costa Vieira, diretor comercial da Vivo no Nordeste. "Estamos em expansão contínua", diz.

 

Foto do Raone Saraiva

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?