Editor-executivo de Economia, é especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. É vencedor de vários prêmios de jornalismo, como o Petrobras, Anac e ABCR.
Editor-executivo de Economia, é especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. É vencedor de vários prêmios de jornalismo, como o Petrobras, Anac e ABCR.
O período de quarentena em razão do novo coronavírus tem levado mais pessoas a utilizar os canais digitais dos bancos. Mas criminosos estão aproveitando o aumento da demanda dos clientes por aplicativos e internet banking para aplicar mais golpes virtuais durante a pandemia.
Os criminosos usam a chamada engenharia social, que são armadilhas criadas para obter dados, senhas e informações pessoais dos clientes, ou ainda levá-los a fazer pagamentos em benefício dos malfeitores.
Por isso, é importante redobrar os cuidados. Para reduzir os riscos de ser vítima de golpistas, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) traz orientações importantes.
1. O banco não liga nem encaminha links por SMS, WhatsApp ou e-mail pedindo atualização dos dados, sincronização de token ou desbloqueio de cartão.
2. O site oficial para se cadastrar para receber o auxílio emergencial é http://auxilio.caixa.gov.br.
3. O cadastramento para receber o auxílio emergencial também pode ser realizado pelo app especifico da Caixa (para celulares Android e iOS), que deve ser baixado apenas na loja oficial de aplicativos do sistema operacional do seu dispositivo.
4. Não clique em nenhum link. Digite, no navegador, o endereço eletrônico do banco ou da loja em que pretende realizar a transação ou compra.
5. Sempre baixar qualquer aplicativo apenas da loja oficial do sistema operacional do seu dispositivo.
6. Não repasse seus dados para nenhuma pessoa intermediar a concessão do auxílio emergencial. Apenas a Caixa avalia e confirma quem é elegível ao benefício e eles não procuram as pessoas ou usam serviços de terceiros.
7. O banco não entra em contato para pedir cadastro de favorecido, transferências, transações para testes ou estorno de valores nem desbloqueio de cartão.
8. O banco não entra em contato para dizer que sua conta será bloqueada por falta de atualização cadastral.
9. Também não envia ninguém em sua casa para retirar seu cartão, notebook, computador, tablet, celular ou o chip dele.
10. E também não entra em contato para pedir atualização ou sincronismo de token.
11. Fique atento a links encurtados e desconhecidos por SMS ou e-mail. Não clique nem informe seus dados.
12. Mantenha antivírus e sistema operacional de seu computador sempre atualizados.
13. Evite plugar pendrives desconhecidos em seu computador, eles podem conter vírus.
14. Cuidado ao clicar em links enviados por e-mail.
15. Se estiver utilizando um computador pessoal que é compartilhado com a família, crie um usuário específico para as atividades do trabalho.
16. Configure senhas fortes em seu Wi-Fi residencial (evite senhas óbvias).
17. Altere a senha padrão do seu roteador.
18. Em caso de suspeita de qualquer comprometimento da segurança, altere suas senhas imediatamente.
19. Não utilize redes públicas.
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