Logo O POVO+
10 dicas para ter sucesso numa entrevista de emprego por videochamada
Foto de Raone Saraiva
clique para exibir bio do colunista

Editor-executivo de Economia, é especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. É vencedor de vários prêmios de jornalismo, como o Petrobras, Anac e ABCR.

10 dicas para ter sucesso numa entrevista de emprego por videochamada

Apesar das dificuldades econômicas, diversos setores crescem em meio à crise causada pela pandemia do novo coronavírus e continuam contratando para atender ao aumento da demanda
Tipo Notícia
O Conselho Federal de Psicologia (CFP) inclui a realização de psicoterapia online desde 2018, com a exigência de que o profissional faça um cadastro na plataforma e-Psi (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação O Conselho Federal de Psicologia (CFP) inclui a realização de psicoterapia online desde 2018, com a exigência de que o profissional faça um cadastro na plataforma e-Psi

Entrevistas de emprego por videochamada, algo que já vinha sendo tendência do mercado, têm se tornado cada vez mais comuns neste período de quarentena devido à pandemia do novo coronavírus. Apesar das dificuldades econômicas, diversos setores crescem em meio à crise e continuam contratando para atender ao aumento da demanda. 

Mônica Camargo Tracanella, uma das sócias-fundadoras da Trilogie, empresa de branding e carreira, o método de entrevista por videochamada pode ser muito mais desafiador do que uma conversa realizada pessoalmente.

A importância da sintonia entre candidato e recrutador

"Diferentemente da entrevista presencial, que pode prover naturalmente um momento inicial mais descontraído, com água, cafezinho e comentários despretensiosos sobre o trânsito, a entrevista online acaba sendo mais direta ao ponto, podendo ser iniciada imediatamente após a conexão, o que pode impactar nas primeiras impressões que o recrutador tem do candidato", diz.

Segundo ela, o candidato à vaga de emprego precisa estabelecer sintonia com o recrutador do outro lado da tela. Por isso, é importante falar sobre sua experiência e e mostrar capacidade para exercer o cargo almejado. A especialista também traz outras dez dicas para que a entrevista ocorra da melhor forma possível. 

Confira dicas para ter sucesso na entrevista por videochamada

1. Garanta toda infraestrutura necessária: uma boa conexão de internet e um bom aparelho para realizar a entrevista (seja notebook, computador, tablet ou celular) são essenciais para que a conversa ocorra sem imprevistos, sem risco de perder a oportunidade.

2. Escolha um local apropriado: o ambiente precisa ser calmo, tranquilo e com um fundo o mais neutro possível. Uma dica importante é checar com antecedência a visão que o entrevistador terá do seu ambiente.

3. Tenha a certeza de que não será interrompido por ninguém ao longo da entrevista: comunique o horário da entrevista para os outros moradores, evitando interrupções e barulhos durante a conversa.

4. Vista-se como se vestiria para uma entrevista presencial: não é porque o candidato está em casa que ele não deve se arrumar. Pelo contrário, a entrevista continua sendo uma ocasião formal em que é necessário passar a imagem mais profissional possível.

5. Torne-se íntimo da ferramenta de vídeo chamada: faça testes com antecedência e, caso necessário, treine a navegação para ter certeza de estar dominando suas principais funcionalidades. Assim, o candidato pode mostrar ao recrutador que tem domínio da tecnologia. 

6. Tenha papel, caneta e água por perto: dessa forma, não será necessário pedir licença durante a conversa.

7. Redobre os cuidados com a comunicação: durante a conversa online, podem ocorrer problemas de atraso na transmissão e entendimento. Sendo assim, espere sempre o entrevistador acabar de falar para você iniciar a sua fala. Dialogue com clareza e tranquilidade, tomando cuidado com a dicção.

8. Olhe sempre para a câmera: na vídeo chamada, o tão importante "olhos nos olhos" de uma entrevista presencial é substituído pelo olhar diretamente para a webcam, tentando manter o objetivo de criar uma sintonia com o recrutador.

9. Prepare o conteúdo da conversa: esteja preparado para contar sua história e construa seu discurso de forma a evidenciar tanto suas competências técnicas quanto comportamentais, comunicando seus diferenciais e demonstrando estar preparado para o desafio proposto pela vaga. No entanto, é importante manter a objetividade durante o diálogo - o que já é importante na entrevista presencial e torna-se imprescindível na vídeo chamada.

10. Informe-se previamente sobre a empresa: demonstre ao entrevistador o seu interesse pelo local, pesquisando sua história, seu método de trabalho e quais são seus valores. Essas são informações que podem ajudar no desempenho do candidato durante a entrevista, além de ser uma das formas de mostrar entusiasmo pela oportunidade.

Foto do Raone Saraiva

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?