Logo O POVO+
Governo do Ceará abre licitação para usina de dessalinização em Fortaleza
Foto de Raone Saraiva
clique para exibir bio do colunista

Editor-executivo de Economia, é especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. É vencedor de vários prêmios de jornalismo, como o Petrobras, Anac e ABCR.

Governo do Ceará abre licitação para usina de dessalinização em Fortaleza

Empresas ou consórcios interessados no projeto devem apresentar as propostas até o próximo dia 1º de setembro na Central de Licitações do Ceará. O vencedor do certame será conhecido na mesma data
Tipo Notícia
Croqui da usina de dessalinização de água marinha que será construída em Fortaleza, na Praia do Futuro (Foto: Divulgação/Governo do Ceará)
Foto: Divulgação/Governo do Ceará Croqui da usina de dessalinização de água marinha que será construída em Fortaleza, na Praia do Futuro

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Casa Civil, abriu o processo de licitação para a concessão dos serviços que visam à elaboração de projetos, construção, operação e manutenção da usina de dessalinização de água do mar em Fortaleza. Previsto para ser o maior do tipo no Brasil, o empreendimento deveria começar a funcionar neste ano, na Praia do Futuro, mas agora tem previsão para ficar pronto em 2022.

Publicado em fevereiro do ano passado, o edital segue o modelo de concorrência pública internacional do tipo menor preço, sob modelo de parceria público-privada (PPP). O processo de licitação só não foi iniciado antes porque o Governo aguardava a liberação do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que sugeriu mudanças no edital.

Empresas ou consórcios interessados no projeto devem apresentar as propostas até o próximo dia 1º de setembro na Central de Licitações do Ceará, localizada na avenida Dr. José Martins Rodrigues. O vencedor do certame será conhecido na mesma data.

A usina, que terá capacidade de 1 m³/s, o equivalente a 12% do consumo de água na capital cearense, busca diversificar a matriz hídrica do Estado. Cerca de 720 mil pessoas serão beneficiadas em toda a Região Metropolitana de Fortaleza. O investimento estimado é de aproximadamente R$ 600 milhões. Os estudos que serviram de base para o edital foram feitos pela GS Inima Brasil, subsidiária da GS Inima Environment.

O projeto da planta de dessalinização já passou por cinco etapas: edital para consulta pública de estudos de viabilidade; conclusão, análise e adequação de todo o material de estudos pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece); audiência pública para apresentação, discussão e obtenção de contribuições acerca dos serviços de concessão e construção do empreendimento; análise e submissão dos documentos pelo TCE, para então ser aberto o processo de licitação; e lançamento do edital de construção e operação da usina.

TERCEIRIZADOS E TEMPORÁRIOS

Pesquisa mostra cinco áreas que estão contratando em meio à pandemia

A busca por profissionais terceirizados e temporários aumentou em diferentes áreas durante o período de pandemia do novo coronavírus. Segundo levantamento feito pela Page Interim, consultoria especializada em recrutamento, seleção e administração de profissionais terceirizados e temporários, os setores de tecnologia da informação, vendas, finanças, recursos humanos e saúde estão liderando a procura.

Maíra Campos, diretora da Page Interim, diz que, apesar da instabilidade econômica atual, há mudança de estratégia de diversas empresas, que acompanham a complexidade do cenário proporcionado pela pandemia.

"A adaptação às novas demandas e a digitalização dos negócios é uma necessidade cada vez mais evidente. Também encontramos diversos desafios de estabilização de operações, reajustes de departamentos e a busca por reduções de custos significativos, que variam de acordo com as especificações das empresas", afirma.

Para a executiva, o investimento em novos cursos e tecnologias é uma boa alternativa para reforçar funções e aprendizados tradicionais e oferecer diferenciais às empresas que estão contratando neste momento.

50%

DAS LOJAS DO SHOPPING DEL PASEO, em Fortaleza, estão vendendo pelo delivery durante este período de quarentena por causa da pandemia do novo coronavírus. Os clientes podem comprar pelo site shoppingdelpaseo.com.br/delivery. Na plataforma, é possível conferir a lista das 49 lojas participantes, fazer o pedido online, confirmar se deseja receber os produtos via delivery ou drive thru, além de ter instruções de pagamento e recebimento dos produtos. O shopping conta com uma equipe de suporte no estacionamento S1 de segunda a sábado, das 10 às 18 horas, para tirar dúvidas e controlar o tráfego de veículos.

 

Foto do Raone Saraiva

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?