
Editor-executivo de Economia, é especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. É vencedor de vários prêmios de jornalismo, como o Petrobras, Anac e ABCR.
Editor-executivo de Economia, é especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. É vencedor de vários prêmios de jornalismo, como o Petrobras, Anac e ABCR.
O governador Camilo Santana (PT) anunciou nesta terça-feira, 26, que as medidas de flexibilização para o retorno gradativo das atividades do comércio no Ceará começarão na próxima segunda-feira, 1º de junho. Intensamente impactado pela crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus, o setor se prepara para essa volta. O RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy divulgaram à coluna o plano que vai guiar a reabertura e o funcionamento dos shoppings, de modo a preservar a saúde de lojistas, funcionários e clientes.
A primeira etapa já foi concluída e envolve a reorganização da estrutura do mall, sinalização/adesivagem/placas de comunicação interna e externa com práticas de conscientização, além de medidas de cuidados todos que frequentam os shoppings.
1. Criação de comitê multidisciplinar para avaliação frequente das atualizações dos órgãos de saúde e diretrizes governamentais;
2. Todos os colaboradores deverão utilizar máscaras e portar álcool em gel de uso individual e obrigatório. Foram fornecidos kits para os funcionários do shopping com máscaras e material educativo pelos empreendimentos;
3. Medição de temperatura de colaboradores, terceirizados e lojistas para acesso. Em casos de febre, eles não poderão entrar e serão encaminhados para casa, permanecendo em acompanhamento médico;
4. Áreas de descanso direcionadas aos colaboradores serão fechadas para evitar aglomerações;
5. Nos refeitórios destinados aos colaboradores, o número de cadeiras e mesas será reduzido, sendo retirado sofá e TV;
6. Promoção contínua de boletins e comunicados informativos e educativos para conscientizar os colaborados dos shoppings.
1. Será obrigatório o uso de máscaras de proteção em clientes, funcionários dos shoppings e das lojas e terceirizados. Ficará impedido o acesso de pessoas que não estejam usando o acessório;
2. Instalação de tapetes desinfetantes em todas as portas de acesso dos empreendimentos;
3. Portas não automáticas ficarão abertas para reduzir contato com maçanetas;
4. Disponibilização de dispensers de álcool em gel para uso coletivo de consumidores e colaboradores (acessos principais, hall elevadores, final de subida e descida de escadas rolantes, espaços de atendimento, acessos de funcionários, autoatendimentos e caixas de estacionamento);
5. Instalação de dispensers de álcool em gel com pedal, sem necessidade de contato;
6. Para desinfecção dos ambientes, está sendo utilizado o desinfetante Vulcan Hospitalar Becker;
7. Limpeza reforçada de áreas comuns como elevadores, corrimãos, guarda-corpo, banheiros e outros locais onde há maior contato das pessoas.
1. Auditoria em segurança alimentar nas lojas de alimentação intensificadas por empresas terceirizadas;
2. Mesas da praça de alimentação adesivadas, com limpeza reforçada a cada troca de usuário;
3. Redução em 50% do número de mobiliários para garantir o distanciamento entre as pessoas;
4. Oferta de lavatórios posicionados estrategicamente para reforçar os tradicionais pontos disponíveis nos banheiros.
Aumento da exaustão, suspensão da utilização de secadores de mão, limpeza intensificada e limitação no número de pessoas utilizando os espaços ao mesmo tempo. Algumas pias e mictórios também serão bloqueados para uso, respeitando a distância de segurança entre eles.
Utilização do desinfetante "Vulcan Hospitalar Becker" na casa de máquina, substituição de filtros de maior capacidade de filtragem, abertura de 100% do ar exterior, com o desligamento de sensores de CO2 e suspensão do funcionamento das rodas entálpicas.
Sinalização indicando a distância correta entre os clientes e dispensers de álcool gel nos acessos à escada.
Elevadores destinados ao uso preferencial de idosos, gestantes e deficientes com número limitado de pessoas e marcações no piso.
Controle de acesso aos espaços de atendimento, a partir do tamanho do ambiente, com sinalização da quantidade permitida.
Quantidade de bancos do mall reduzida em 40%. Os que ficaram estão distantes uns dos outros em dois metros, além de adesivados com indicação de distância correta entre os clientes.
Eventos que gerem aglomeração seguem suspensos. Atividades de entretenimento e recreativas também serão proibidas por enquanto.
Placas de comunicação e sinalização com orientações de segurança e medidas em diversos pontos dos shoppings.
1. Implantação de sensores de aproximação para evitar o toque em botões nas cancelas dos estacionamentos;
2. Cartões de estacionamento higienizados após cada uso;
3. Redução das vagas do estacionamento com sinalização para garantir distância entre os veículos;
4. Serviço de valet parking temporariamente suspenso;
5. Instalação de anteparo de acrílico para proteção nos guichês de atendimento (SAC, Posso Ajudar, caixas assistidos de estacionamento, Espaço Família e recepção);
6. Marcação no piso indicando distanciamento mínimo de 2 metros entre pessoas em locais com filas de atendimento (SAC, Posso Ajudar, caixas assistidos de estacionamento e autoatendimento);
7. Autoatendimentos com distância mínima de dois metros entre pessoas;
8. Pagamento de estacionamento em aplicativo;
9. Mensagens de conscientização e educativas nas cancelas de entrada.
1. Promoção contínua de comunicados e campanhas de junto aos funcionários, clientes e lojistas para difundir e conscientizar sobre as práticas de higiene e operacionais enquanto perdurar a pandemia;
2. Reforço dos avisos nas redes sociais dos shoppings, cancelas, radiomall, mall e imprensa.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.