Logo O POVO+
Veja quanto você paga de imposto em 10 produtos para combater a Covid-19
Foto de Raone Saraiva
clique para exibir bio do colunista

Editor-executivo de Economia, é especialista em Teorias da Comunicação e da Imagem pela Universidade Federal do Ceará e mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza. É vencedor de vários prêmios de jornalismo, como o Petrobras, Anac e ABCR.

Veja quanto você paga de imposto em 10 produtos para combater a Covid-19

Não fosse a elevada carga tributária no Brasil, o consumidor estaria pagando bem menos por itens considerados essenciais pelas autoridades de saúde para se prevenir da doença e combater o coronavírus
Tipo Notícia
Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o contribuinte paga, respectivamente, 30,37% e 37,88% de impostos sobre o preço do sabão e do serviço de água (Foto: Reprodução/Pexels)
Foto: Reprodução/Pexels Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o contribuinte paga, respectivamente, 30,37% e 37,88% de impostos sobre o preço do sabão e do serviço de água

A pandemia do novo coronavírus tem obrigado grande parte da população brasileira a adotar medidas para se prevenir da doença. Por isso, o consumo de determinados produtos aumentou consideravelmente desde o início do isolamento social no País, principalmente equipamentos de proteção individual (EPIs) e materiais de higiene e limpeza.

Não fosse a elevada carga tributária nacional, o consumidor estaria pagando bem menos por esses itens. Com base em dados do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), a coluna realizou levantamento para mostrar qual o peso dos impostos sobre o preço de dez produtos que ajudam a combater a proliferação da Covid-19, segundo as autoridades de saúde.

Entre os itens pesquisados, a tributação variou de 26,5% (água sanitária e desinfetante), usados com frequência na limpeza da casa e de superfícies, por exemplo, a 37,8% (água), essencial para a higienização das mãos. Quanto ao álcool em gel, um dos produtos mais procurados atualmente, a alíquota é de 32,77%. Ou seja, digamos que o consumidor compre 500 ml da mercadoria por R$ 10, R$ 3,20 são referentes a impostos.

| LEIA TAMBÉM |

Governo Federal zera impostos de importação de 61 produtos usados no combate ao coronavírus

300 lojas de Fortaleza dão descontos de até 70% no Dia Livre de Impostos

Confira o peso dos impostos no preço de 10 produtos que ajudam a combater o coronavírus

1. Álcool em gel: 32,77%

2. Máscara cirúrgica: 30,16%

3. Tecidos (no caso de máscaras de tecido): 35,74%

4. Água: 37,88%

5. Sabão em barra: 30,37%

6. Sabonete: 31,13%

7. Luva cirúrgica: 29,68%

8. Detergente: 30,37%

9. Desinfetante: 26,05%

10. Água sanitária: 26,05%

 

Foto do Raone Saraiva

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?