Logo O POVO+
No reino dos insensatos
Foto de Regina Ribeiro
clique para exibir bio do colunista

Regina Ribeiro é jornalista e leitora voraz de notícias e de livros. Já foi editora de Economia e de Cultura do O POVO. Atualmente é editora da Edições Demócrito Rocha

No reino dos insensatos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , e o presidente brasileiro Jair Bolsonaro são siameses quanto ao desprezo pela vida e o descaso com a verdade que está diante dos nossos olhos
Tipo Opinião

Desde a ocorrência do debate entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano) e seu opositor, Joe Biden (Democrata) ficou ainda mais claro o porquê do alerta que tantas pessoas andam fazendo sobre o perigo que ronda a democracia como um sistema que sobrevive - a duras penas - do embate das vontades e ideias de uma sociedade, mas que é periodicamente testada.

Quando se ouve falar que a democracia dos Estados Unidos está sob o risco Trump, mesmo diante da voz de pessoas como Paul Krugman, pode soar um exagero. Mas quem assistiu ao debate de terça-feira última, entre os dois postulantes à Casa Branca, deve ter ficado estarrecido diante do comportamento de Trump.

Na quarta-feira pela manhã todos os jornais – nacionais e estrangeiros – diziam praticamente a mesma coisa quanto ao festival de agressões e deboches de lado a lado. No entanto, as checagens dos veículos mostram o quanto Trump se insurge contra a verdade.

Um dos maiores atentados cometidos por Trump contra a realidade envolvem a Covid-19. Ele ironizou a máscara utilizada por Joe Biden. Acha que são grandes demais, assim como desnecessários os cuidados tomados pelo opositor. Pouco importa para ele a marca de 200 mil mortos.

O jornal francês Le Figaro chamou a atenção, no editorial de quarta, para a ameaça que Trump representa para a democracia norte-americana a partir de uma frase dita pelo presidente que tenta se reeleger, ao lançar suspeitas sobre a lisura do voto pelos Correios. Numa certa altura ele disse: “Isso pode não acabar bem”.

Bem já não está. Faz tempo. Os Estados Unidos estão em chamas devido à questão racista que eclodiu no país, desmascarando a aparente acomodação após a luta pelos direitos civis na América nos anos de 1960.


O Brasil também não está nada bem. Agora mesmo, está em chamas, literalmente, devido a uma política ambiental irresponsável e devastadora que põe em perigo não apenas a economia, mas a vida de milhares de espécies vegetais e animais no Pantanal e na Amazônia.

Infelizmente, temos um presidente que se irmana com o norte-americano quanto ao desrespeito à vida e o pouco apreço com a verdade que está diante dos olhos de todos. Em síntese, são dois insensatos trabalhando para instalar seus reinos antidemocráticos.

 

Foto do Regina Ribeiro

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?