Logo O POVO+
Por que votar em mulheres
Foto de Regina Ribeiro
clique para exibir bio do colunista

Regina Ribeiro é jornalista e leitora voraz de notícias e de livros. Já foi editora de Economia e de Cultura do O POVO. Atualmente é editora da Edições Demócrito Rocha

Por que votar em mulheres

Pesquisa "Eleitas: Mulheres na política", realizada pelo Instituto Update revela o impacto do voto feminino nos países da América Latina
Tipo Opinião

1. Porque estamos cientes de que nosso voto pode mudar tudo. Ou deixar tudo exatamente como está. Durante muito tempo acreditamos que política era coisa de homem e que só algumas mulheres entravam nesse espaço. Hoje, sabemos que se, na política, houvessem mais mulheres que pensassem de forma a promover a igualdade de representação e equidade social, com certeza estaríamos numa situação melhor.

2. Porque muitas de nós, mulheres, estamos realmente preocupadas com a Democracia. A pesquisa “Eleitas: Mulheres na Política”, realizada pelo Instituto Update ttps://www.institutoupdate.org.br/eleitas/#estudo, que ouviu mulheres já atuando na política em vários países latino-americano e cientistas sociais, aponta que essas mulheres impulsionam a consciência democrática e estão alertas aos perigos que rondam a democracia. Os Estados Unidos, nesta última eleição, reconheceram que o voto das mulheres negras foi fundamental para a eleição do democrata Joe Biden, que pôs pela primeira vez na Casa Branca uma vice mulher e negra, Kamala Harris.

3. Porque as mulheres escutam mais. A pesquisa do Update revela que as mulheres exercem mais empatia na hora de ouvir e lutar por propostas que beneficiam as mulheres. No Brasil, temos uma maioria de eleitoras, mas são os homens que decidem praticamente todas as políticas que nos atingem desde a infância até a velhice. Não são todas as mulheres que têm percepção e sensibilidade para ver e ouvir empaticamente o que nos afeta como mulher, mas com certeza, conseguimos identificar mulheres que fazem a diferença nesse olhar particular para o público feminino.

4. Porque podemos ser criativas na apresentação de propostas. Ao ouvir 107 mulheres na América Latina que já ocupam cargos políticos, o Instituto Update verificou como as mulheres podem ser criativas no exercício da sua representatividade. E Cita o coletivo chileno Lastesis que luta contra a violência sexual contra as mulheres.

5. Porque precisamos melhorar a nossa representatividade. Esse talvez seja um dos principais pontos que devem impulsionar o voto feminino em mulheres. Se somos a maioria entre os votantes, torna-se quase uma emergência termos mulheres em igual nível de representatividade nos espaços políticos. Mulheres que possam fazer a diferença na vida prática de tantas mulheres que criam filhos muitas vezes sozinhas, de mulheres negras, de mulheres velhas desassistidas, de mulheres que sofrem violência.

Foto do Regina Ribeiro

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?