Logo O POVO+
STF barra "idiotas" de direita
Foto de Regina Ribeiro
clique para exibir bio do colunista

Regina Ribeiro é jornalista e leitora voraz de notícias e de livros. Já foi editora de Economia e de Cultura do O POVO. Atualmente é editora da Edições Demócrito Rocha

STF barra "idiotas" de direita

Esta semana, o Supremo Tribunal Federal decidiu pela obrigatoriedade da vacina contra Covid-19, e impediu, por meio de decisão do ministro Edson Fachin, a liberação de impostos sobre a importação de armas no Brasil, derrotando o presidente Jair Bolsonaro.
Tipo Opinião

Esta semana saíram do Supremo Tribunal Federal (STF) as duas melhores notícias. Notícias que caso não estivéssemos vivendo num regime de total estranhamento, não teria sido necessário o STF perder tempo e latim deliberando. Mas, o Brasil tem um governo que a cada momento surpreende com decisões que ferem a inteligência mais rasteira.

A primeira boa notícia diz respeito à obrigatoriedade da vacina contra a Covid-19. Não existe uma palavra que dê conta da militância do presidente Jair Bolsonaro contra esta vacina. Mesmo depois de toda a encenação no lançamento o Plano (duvidoso) Nacional de Vacinação e de ter aceito comprar a “vacina da China”, produzida pelo Instituto Butantan, Bolsonaro perde a viagem, mas não a oportunidade de criticar a obrigatoriedade da imunização contra a Covid-19 nem de alimentar suspeitas sobre o produto.

Tudo certo se o presidente Bolsonaro acredita que, caso tome a vacina, passe a ver lobisomem. Agora, do ponto de vista do cargo que ocupa, enquanto todos os países estão focados no esforço de dar início à vacinação, por que o presidente age de forma tão irresponsável? Por que é necessário que o STF se reúna para deliberar sobre uma decisão que a priori já está tomada pela Lei 13.979, artigo 3º que trata do enfrentamento da emergência da saúde pública, e que afirma que as que autoridades “competentes” poderão determinar “a realização compulsória de exames médicos, testes laboratoriais, vacinação e outras medidas profiláticas”?

Porque temos um presidente “burro”, “papagaio de internet”, “analfabeto funcional”, guru de uma “direita idiota”. (Termos usados por Bolsonaro na sua live de quinta-feira última para qualificar os seguidores que lhe fazem críticas).

A outra boa notícia também veio do STF. O ministro Edson Fachin suspendeu, na segunda-feira, (Graças a Deus), a isenção de impostos sobre a importação de armas de fogo, medida tomada pelo presidente Jair Bolsonaro na semana passada. Tudo bem, todos vamos morrer, mas não precisa ser de Covid-19 nem por arma de fogo em atos de violência.

O ex-presidente Barack Obama afirmou que Joe Biden na Casa Branca tornaria o dia a dia dos americanos menos “cansativo” por não ter de acompanhar o show de bobagens promovido diuturnamente por Donald Trump. Que bom para eles. Nós continuaremos cansados por mais um tempo.

Foto do Regina Ribeiro

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?