Logo O POVO+
Um raio de esperança
Foto de Regina Ribeiro
clique para exibir bio do colunista

Regina Ribeiro é jornalista e leitora voraz de notícias e de livros. Já foi editora de Economia e de Cultura do O POVO. Atualmente é editora da Edições Demócrito Rocha

Um raio de esperança

Tipo Opinião

Foram cinco horas e alguns minutos e esperança renovada. Enquanto assistia à reunião da Anvisa que aprovou em caráter emergencial e experimental o uso das vacinas Coronovac (chinesa) e AstraZeneca (Oxford, produzida pela Índia), me senti alentada. O formato e o conteúdo das apresentações técnicas e, em seguida, os votos dos diretores mostram que o País pode, sim, resistir às tentativas de ser empurrado ao obscurantismo.

Temos um presidente da República que faz tudo o que pode para sabotar os cuidados básicos contra a Covid-19, é indiferente à morte dos brasileiros, além promover uma campanha sem trégua contra a vacina, descredenciado, ironizando a origem ou a eficácia do produto sem demonstrar um mínimo conhecimento técnico para tal.

A reunião da Anvisa deste domingo foi um marco importante para jogar por terra algumas ideias bolsonarianas. Há pessoas neste país que percebem a grandeza da sua responsabilidade e momento histórico crucial que vivemos.

Todos os diretores da Anvisa reconheceram que não há tratamento eficaz para a Covid-19 e que a vacina é esta possibilidade. Mesmo que seja em caráter experimental, o produto passou por inúmeras etapas e atingiu a eficácia recomendada pelos órgãos mundiais de saúde. Um sopro de esperança, sem dúvida. Contra a política negacionista bolsonariana e a favor da vida.

 

Foto do Regina Ribeiro

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?