Logo O POVO+
No romance com o vinho
Foto de Renato Brasil
clique para exibir bio do colunista

Renato Brasil é Químico pela UFC, Mestre em Gastronomia pela Universidade Nova de Lisboa, Docente em Enologia da UNICHRISTUS, Sommelier pela Associação Brasileira de Sommeliers - SP, diretor e fundador da ABS-CE, Docente dos cursos da ABS-CE e Consultor de vinhos para Importadores, distribuidores e restaurantes. Atual 3º lugar no campeonato brasileiro de Sommeliers ABS-Brasil 2019.

Renato Brasil gastronomia

No romance com o vinho

Tipo Opinião

Quantas histórias de amor são marcadas por um encontro, provando um bom vinho, quem sabe em alguma viagem sendo construída assim uma memória inesquecível. Um vinho é um objeto de fácil memorização, com a chegada do grande dia dos namorados no Brasil, pensamos em boas referências para os casais providenciarem. Em tempos de isolamento social, de preferência, as recomendações são feitas em locais que fazem entregas delivery. Confira nossa seleção.

Chanson Royale French Sparkling White Wine Brut Blanc de Blancs
Chanson Royale French Sparkling White Wine Brut Blanc de Blancs

Um espumante para iniciar

Como a bebida mais leve entre os vinhos, com menos álcool e a refrescância do gás carbônico, muito associado ao romantismo. O Pão de Açúcar está com ótimas promoções na sua adega e, para o "dia dos namorados em casa", uma ótima recomendação é o espumante Chanson Royale. Um espumante de Chardonnay da região do Loire, confere muita refrescância e uma mousse muito cremosa. Faz com que todos os momentos sejam lembrados com muita ternura, ótimo para harmonizar com frutos secos, castanhas, platter de vários frios.

Onde encontrar: @grandcrufortaleza - WhatsApp - (85) 99218-1362
Onde encontrar: @grandcrufortaleza - WhatsApp - (85) 99218-1362

Um Branco para os pratos do litoral

Com a culinária cearense muito voltada aos frutos do mar e peixes, uma ótima recomendação é o vinho branco Powers Chardonnnay, um norte-americano da região de Washington que a Grand Cru Fortaleza distribui aqui, inclusive por delivery. É um branco com toques cítricos que vão super bem com ceviches, entradas de ostras, mexilhões.

Onde encontrar: @grandcrufortaleza 

Whatsapp: 85 9218 1362

Onde encontrar: Brasil Bebidas - @brasilbebidasoficial - (85) 99987-5256 (WhatsApp)
Onde encontrar: Brasil Bebidas - @brasilbebidasoficial - (85) 99987-5256 (WhatsApp)

O tinto encorpado para as carnes

Os tintos têm mais textura e geralmente pedem gastronomia, de preferência, de mesma intensidade que o vinho. Uma região produtora muito importante no mundo dos vinhos e com grande aceitação do público brasileiro é o Douro. A Brasil Bebidas traz a Fortaleza o R de Romaneira, um tinto do Douro que tem um ótimo equilíbrio. Os 14 meses de passagem em barricas de carvalho fizeram muito bem às grandes castas tradicionais portuguesas Touriga Nacional.

Onde encontrar: Brasil Bebidas (@brasilbebidasoficial) 

Whatsapp: 85 99987 5256

Onde encontrar: Empório Delitalia @emporiodelitalia - (85) 99862-0026 (WhatsApp)
Onde encontrar: Empório Delitalia @emporiodelitalia - (85) 99862-0026 (WhatsApp)

Com o chocolate um porto para adoçar a vida

Quase todas as refeições acabam em chocolate, uma ótima opção é o vinho do Porto Dow's Tawny. Uma potência de fruta, mas já com notas evoluídas de oxidação, traz notas de baunilha, as amêndoas que completam o vinho que já é muito rico em álcool e açúcar. Para finalizar em grande estilo.

Onde encontrar: @emporiodelitalia 

Whatsapp: 99862 0026

 

Vinho em Pauta - Formação gratuita exclusiva para profissionais

Para os profissionais da restauração que já tiveram tantas perdas nesse isolamento social, uma ótima oportunidade de se preparar para a volta, com toda energia. O projeto Vinho em Pauta é um projeto que se aproveita da tecnologia e criatividade para deixar o vinho sempre em evidência em tempos de isolamento social. Agora irá contribuir para a melhoria do serviço do vinho, em um minicurso on line, totalmente gratuito, irá abordar os principais temas do serviço do vinho: Como montar uma carta, taças, temperatura, uso do decanter entre outros. Será realizado nos dias 22 e 29 de Junho às 19 horas todo on-line. Totalmente Gratuito para os que comprovarem atuação em restaurantes e lojas de vinhos.

Mais informações: @renatobrasilsommelier - (85) 98904 4993 (WhatsApp)

Foto do Renato Brasil

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?