Logo O POVO+
Os novos tempos do vinho
Foto de Renato Brasil
clique para exibir bio do colunista

Renato Brasil é Químico pela UFC, Mestre em Gastronomia pela Universidade Nova de Lisboa, Docente em Enologia da UNICHRISTUS, Sommelier pela Associação Brasileira de Sommeliers - SP, diretor e fundador da ABS-CE, Docente dos cursos da ABS-CE e Consultor de vinhos para Importadores, distribuidores e restaurantes. Atual 3º lugar no campeonato brasileiro de Sommeliers ABS-Brasil 2019.

Renato Brasil gastronomia

Os novos tempos do vinho

Tipo Opinião
Os vinhos tornaram-se bons companheiros para está endo de ficar em casa por conta da pandemia (Foto: Tatiana Fortes)
Foto: Tatiana Fortes Os vinhos tornaram-se bons companheiros para está endo de ficar em casa por conta da pandemia

Não se pode negar que o vinho sofreu muito com os mais de 100 dias de fechamento dos restaurantes como medida importante no controle da Covid-19, entretanto, o comportamento do mundo em geral viveu mudanças e com o consumo do vinho não foi diferente, neste caso, para melhor. O vinho como uma bebida de contemplação, relaxamento e alimentação tem sido o grande companheiro nos momentos especiais, tanto que já é sentido o aumento significativo nas vendas on-line e, também, nos supermercados. O aumento do interesse se deu para quase todos os tipos de vinho, com exceção dos espumantes, muito associados ainda a festas. É notável também o grande número dos encontros virtuais, lives sobre assuntos relacionados e até encontros temáticos com produtores e sommeliers. O vinho agora surfa uma onda que pode trazer uma boa quantidade de adeptos, que poderão manter o costume do consumo doméstico da bebida e, quem sabe, ainda agregar os habitués da restauração. Santé!

Leia também | Confira outros histórias sobre o mundo dos vinhos na coluna Tim Tim

Congresso Brasileiro de Gastronomia

O vinho, além do prazer degustativo, como objeto de estudo acadêmico, tem grandes avanços desde o contexto histórico, no campo da neurociência, até o estudo sensorial associado às características regionais. Para consolidar este avanço das abordagens possíveis e apresentar resultados à população acadêmica, acontece, de 7 a 9 de outubro, o Congresso Brasileiro de Gastronomia. O evento, on-line, é organizado pela Universidade Federal do Ceará. Nos dois dias de congresso acontecem atividades em que o vinho será tema principal. O primeiro é um webinar, em que serão apresentados aspectos de produção do vinho, como era realizado antigamente, pelos professores Virgílio Loureiro e Manuel Malfeito Ferreira (Universidade de Lisboa), com participação do enólogo Edegar Escortegagna, da vinícola Luiz Argenta, de Flores da Cunha. O segundo, uma oficina de vinhos apresentada por docente Unichristus, este o colunista que vos escreve.

Para aprender sobre vinhos nessa nova fase

A Associação Brasileira de Sommeliers - Ceará está realizando cursos on-line sobre vários temas do mundo dos vinhos, desde o básico "Os seis fundamentos do mundo do vinho", até os de temas mais específicos, como o ministrado pelo presidente da ABS, Thiago Jucá, sobre a grande região francesa com a palestra "Bordeaux e seus Grand Crus". O evento faz parte dos encontros dos associados da ABS-CE, mas é aberto a participação de novos interessados do Brasil inteiro.

Quando: terça, 28 de julho, das 19h às 21 horas
Investimento: R$ 80
Maiores informações: 98879 7036 (Thiago Jucá) ou @abs_ce

 

Foto do Renato Brasil

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?