Logo O POVO+
É tempo de brindar com espumante!
Foto de Renato Brasil
clique para exibir bio do colunista

Renato Brasil é Químico pela UFC, Mestre em Gastronomia pela Universidade Nova de Lisboa, Docente em Enologia da UNICHRISTUS, Sommelier pela Associação Brasileira de Sommeliers - SP, diretor e fundador da ABS-CE, Docente dos cursos da ABS-CE e Consultor de vinhos para Importadores, distribuidores e restaurantes. Atual 3º lugar no campeonato brasileiro de Sommeliers ABS-Brasil 2019.

Renato Brasil gastronomia

É tempo de brindar com espumante!

Tipo Opinião

As confraternizações e festas de fim de ano, mesmo em um contexto de um tempo controverso como o atual, merecem ser festejadas! E não existe bebida mais característica das comemorações do que o espumante. Objeto de desejo para os brindes da passagem de ano, é ótimo para presentear, pois temos espumantes de várias faixas de preços e estilos. Como resistir à leveza e à cremosidade da explosão de uma bela perlage na boca sem querer sempre mais?

Leia também | Confira mais dicas sobre vinhos e harmonização na coluna Tim-Tim

De muito fácil transporte, os espumantes são ótimos presentes, são ecléticos, se encaixando desde o jovem que vai para a balada, a quem caberia um refrescante moscatel, aos adultos, que o apreciam em uma situação mais familiar, harmonizando por exemplo com os pratos de ceia de Natal. Pratos de peru, ou bacalhau pedem refrescância e, como nesses jantares normalmente tem muita diversidade gastronômica, essa variação pede vinhos ecléticos e uma grande característica dos espumantes é essa versatilidade que possibilita a harmonização com vários pratos.

Chandon Reserve Brut
Chandon Reserve Brut

Minhas indicações

Para os antepastos e entradas leves: Chandon Reserve Brut
Um espumante da Serra Gaúcha das uvas Riesling Itálico, Pinot Noir e Chardonnay tem a refrescância e aromaticidade bastante evidentes. Notas de frutas de polpa branca, pêssego e um toque floral fazem o segredo do sucesso da grandiosa Chandon do Brasil, uma excelente opção para as entradas do Natal.

Para os principais: Espumantes com um pouco mais de complexidade
Orus Edição Especial Silvia 1972 Nature Rosé Clair - Um pouco de complexidade para aguentar a suculência dos pratos de carne de porco e certa gordura, a untuosidade e energia do bacalhau e alguns toques defumados de pratos de peru assado. Um espumante rosé das castas Merlot e Pinot Noir, muito delicado e complexo, uma excelente opção fora das grandes marcas, mas de qualidade indiscutível.

Onde encontrar: @damadosvinhosbrasileiros

Para sobremesas: Gran Legado Moscatel
Quando pensamos em sobremesas, uma combinação perfeita é de um Espumante Moscatel, a vinícola Gran Legado da Serra Gaúcha faz com grande qualidade, trazendo os toques aromáticos florais e compotados com a doçura na boca.

Onde encontrar:
Brasil Bebidas - rua Torres Câmara, 585 - Aldeota

Veuve Clicquot
Veuve Clicquot "La Grand Dame"

Presente de Luxo

Veuve Clicquot "La Grand Dame"
O ícone da vinícola Veuve é cheio de complexidade e exclusividade, pois só é produzido em anos de qualidade indiscutível da região. Um blend de Chardonnay e Pinot Noir de oito vinhedos da Maison Clicquot do mais alto nível de qualidade e sanidade o faz um presente imponente e certamente do agrado de todos.

Onde encontrar:
Empório Delitália - Av. Desembargador Moreira, 533, Meireles

Foto do Renato Brasil

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?