Renato Brasil é Químico pela UFC, Mestre em Gastronomia pela Universidade Nova de Lisboa, Docente em Enologia da UNICHRISTUS, Sommelier pela Associação Brasileira de Sommeliers - SP, diretor e fundador da ABS-CE, Docente dos cursos da ABS-CE e Consultor de vinhos para Importadores, distribuidores e restaurantes. Atual 3º lugar no campeonato brasileiro de Sommeliers ABS-Brasil 2019.
As confraternizações e festas de fim de ano, mesmo em um contexto de um tempo controverso como o atual, merecem ser festejadas! E não existe bebida mais característica das comemorações do que o espumante. Objeto de desejo para os brindes da passagem de ano, é ótimo para presentear, pois temos espumantes de várias faixas de preços e estilos. Como resistir à leveza e à cremosidade da explosão de uma bela perlage na boca sem querer sempre mais?
De muito fácil transporte, os espumantes são ótimos presentes, são ecléticos, se encaixando desde o jovem que vai para a balada, a quem caberia um refrescante moscatel, aos adultos, que o apreciam em uma situação mais familiar, harmonizando por exemplo com os pratos de ceia de Natal. Pratos de peru, ou bacalhau pedem refrescância e, como nesses jantares normalmente tem muita diversidade gastronômica, essa variação pede vinhos ecléticos e uma grande característica dos espumantes é essa versatilidade que possibilita a harmonização com vários pratos.
Minhas indicações
Para os antepastos e entradas leves: Chandon Reserve Brut Um espumante da Serra Gaúcha das uvas Riesling Itálico, Pinot Noir e Chardonnay tem a refrescância e aromaticidade bastante evidentes. Notas de frutas de polpa branca, pêssego e um toque floral fazem o segredo do sucesso da grandiosa Chandon do Brasil, uma excelente opção para as entradas do Natal.
Para os principais: Espumantes com um pouco mais de complexidade Orus Edição Especial Silvia 1972 Nature Rosé Clair - Um pouco de complexidade para aguentar a suculência dos pratos de carne de porco e certa gordura, a untuosidade e energia do bacalhau e alguns toques defumados de pratos de peru assado. Um espumante rosé das castas Merlot e Pinot Noir, muito delicado e complexo, uma excelente opção fora das grandes marcas, mas de qualidade indiscutível.
Para sobremesas: Gran Legado Moscatel Quando pensamos em sobremesas, uma combinação perfeita é de um Espumante Moscatel, a vinícola Gran Legado da Serra Gaúcha faz com grande qualidade, trazendo os toques aromáticos florais e compotados com a doçura na boca.
Onde encontrar: Brasil Bebidas - rua Torres Câmara, 585 - Aldeota
Presente de Luxo
Veuve Clicquot "La Grand Dame" O ícone da vinícola Veuve é cheio de complexidade e exclusividade, pois só é produzido em anos de qualidade indiscutível da região. Um blend de Chardonnay e Pinot Noir de oito vinhedos da Maison Clicquot do mais alto nível de qualidade e sanidade o faz um presente imponente e certamente do agrado de todos.
Onde encontrar: Empório Delitália - Av. Desembargador Moreira, 533, Meireles
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.