Logo O POVO+
Drinks com vinhos
Foto de Renato Brasil
clique para exibir bio do colunista

Renato Brasil é Químico pela UFC, Mestre em Gastronomia pela Universidade Nova de Lisboa, Docente em Enologia da UNICHRISTUS, Sommelier pela Associação Brasileira de Sommeliers - SP, diretor e fundador da ABS-CE, Docente dos cursos da ABS-CE e Consultor de vinhos para Importadores, distribuidores e restaurantes. Atual 3º lugar no campeonato brasileiro de Sommeliers ABS-Brasil 2019.

Renato Brasil gastronomia

Drinks com vinhos

Tipo Opinião
Temperança, drink do Zelig (Foto: Igor de Melo/ Divulgação)
Foto: Igor de Melo/ Divulgação Temperança, drink do Zelig

No início de tudo, quando as técnicas de produção e armazenamento eram precárias, o vinho por necessidade tinha que ser misturado a especiarias, como canela, anis, mel e outras ervas com o objetivo precípuo de equilibrar o gosto avinagrado do mesmo. Poucas bebidas têm a versatilidade de sabores e aromas como os vinhos, com pouco ou muito álcool, doçura, acidez ou até borbulhas, eles muitas vezes são utilizados para serem mesclados com outras bebidas e, assim, proporcionar sensações diversas e fascinar os amantes dos drinks. Em Fortaleza, vários bares ofertam uma imensa quantidade de opções de drinks com vinhos. Apresentamos algumas delas que o Zelig bar oferta em sua carta de drinks, todos obviamente com a utilização de algum vinho na sua composição.

Leia também | Confira mais dicas e informações do mundo dos vinhos, com Renato Brasil, na coluna Tim Tim

Drinks Clássicos

São os que a International Bartender Association - IBA preserva em catálogo, também chamados de tradicionais, não podem ser nomeados no cardápio se tiverem alguma alteração na composição. Seguem exemplos de drinks clássicos.

Mimosa

Da escola tradicional londrina, o antigo Buck´s Fizz foi rebatizado de "mimosa" pelo hotel Ritz de Paris. Uma mistura de suco de laranja e espumante (o Prosecco é o mais utilizado) é um dos drinks conhecidos da nova moda dos Brunchs. Com a junção da refrescância do espumante e a doçura e acidez do suco de laranja, é um drink de baixa graduação alcoólica, servido em flutes.

Drink Chancellor
Drink Chancellor

Chancellor

Dentre tantos outros drinks tradicionais, o Zelig Bar oferta na sua carta de drinks o Chancellor, uma composição de whisky escocês, vinho do porto, limão e bitter. Um mix potente, alcoólico e complexo.

Temperança

Mais uma opção que apela para as sensações cítricas e refrescantes, o Temperança leva em sua confecção quantidades equilibradas de espumante brut, calda de tangerina, licor de amêndoas servido em uma taça de espumante.

Kir Royal
Kir Royal

Kir Royale (Royal)

Um drink sofisticado criado na Borgonha, na cidade de Dijon, diz que foi pensado em homenagem ao prefeito da cidade, muito apreciador da combinação que consiste de 1/3 de licor de cassis e 2/3 de cremant da Borgonha. Pode ser utilizado outro espumante do mundo também, mas deve ser brut. A leveza do espumante com a doçura e maciez do licor de cassis, pode ser servido em uma taça flute com um morango ornamentado. Um verdadeiro luxo.

Foto do Renato Brasil

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?