Logo O POVO+
A Páscoa é para vinho!
Foto de Renato Brasil
clique para exibir bio do colunista

Renato Brasil é Químico pela UFC, Mestre em Gastronomia pela Universidade Nova de Lisboa, Docente em Enologia da UNICHRISTUS, Sommelier pela Associação Brasileira de Sommeliers - SP, diretor e fundador da ABS-CE, Docente dos cursos da ABS-CE e Consultor de vinhos para Importadores, distribuidores e restaurantes. Atual 3º lugar no campeonato brasileiro de Sommeliers ABS-Brasil 2019.

Renato Brasil gastronomia

A Páscoa é para vinho!

Tipo Opinião

O domingo de Páscoa é conhecido pela tradição da mesa farta e da remissão de um período de jejum com muitos pratos tradicionais. Bacalhau, porco e peixes de diversas formas de cocção estão entre os pratos mais recorrentes e a finalização sempre é feita com alguma combinação de chocolates ou doces de ovos. Para acompanhar toda essa festa, o vinho não pode faltar, pois a Semana Santa é historicamente conhecida pelas celebrações da igreja que, inclusive, simboliza o sangue de Cristo com o vinho.

Sempre houve um aumento do consumo da bebida nesse período. Esse ano mais ainda, uma vez que já existe um maior movimento de vendas de vinho pelas lojas especializadas, desde quando as campanhas "fiquem em casa" iniciaram. A harmonização é a técnica de apreciação de um vinho acompanhando um alimento em que os dois devem ter sua ocasião de abrilhantar o momento e proporcionar uma sensação de satisfação maior que o consumo dos dois produtos independentes.

Em um universo de vários pratos, escolhi alguns da casa portuguesa Marquês da Varjota, onde a chef Berta retrata muito bem esse insumo. O bacalhau sugere algumas combinações de vinhos que podem ser encontrados loja Grand Cru Fortaleza para valorizar ainda mais o comércio local e proporcionar a todos uma fantástica apreciação gastronômica.

Bacalhau

Um peixe com grande textura, formação de lascas e muito fibroso como o bacalhau pede um vinho de uma equivalente estrutura e personalidade. O vinho para a harmonização no caso tem a obrigação de ter corpo de acordo com os acompanhamentos do prato. Os que deixam a matéria-prima do mar mais evidente pedem vinhos mais delicados, os pratos que incrementam a intensidade de corpo com alguns outros ingredientes podem migrar para tintos de mais corpo. O que mais importa é, como dizem os portugueses: "o bacalhau é sempre com vinho pá".

Errazuriz
Errazuriz

Bacalhau Entre Rios

Um prato rico na proteína do peixe em forma de lombo assado em forno com bastante azeite e acompanhado de batatas em cubos se torna untuoso, mas com a fibra bem presente, preservando ao máximo o sabor e a textura do peixe, assim o bacalhau pede um vinho branco, mas não qualquer branco, é preciso textura, untuosidade e acidez. Para o melhor pareamento com o bacalhau entre rios, o mais adequado é um vinho branco com corpo, como sugestão eu indico um Chardonnay com passagem por barrica de carvalho como o Errazuriz da Grand Cru. Uma segunda opção é um vinho verde de Alvarinho, que é dos brancos portugueses com mais estrutura.

Dão do Niepoort
Dão do Niepoort

Bacalhau à Braz

O mesmo peixe agora em um prato com muito mais informação, a moda Braz é uma forma de confecção em que o prato leva ovos e batata palha com a finalização salsa dando ao prato um toque vegetal. É essa a proposta que pede mais volume de boca, aqui um tinto intermediário chega com toda força, de uma região mágica de Portugal, vindo de um produtor fora de série o Dão do Niepoort da casta Touriga Nacional, em uma pegada muito frutada e acidez marcante como principal característica que ajuda inclusive a manter o palato limpo entre uma porção e outra. Pratos são do cardápio do Marques da Varjota.

R. Frederico Borges, 426 - Meireles, Fortaleza - CE, 60175-040, Telefone: (85) 3023-5120

Churchill´s LBV
Churchill´s LBV

Chocolate

Outro símbolo da Semana Santa é o chocolate, tanto em forma do ovo de Páscoa como em várias sobremesas. Os vinhos para essas ocasiões, tanto pela intensidade do cacau como pela doçura do açúcar, são os vinhos fortificados. Para os chocolates mais doces, o vinho do Porto Ruby é o mais indicado, com sua potencialidade aromática de frutos compotados. O Churchill's LBV é um vinho do Porto safrado que são equivalentes aos vintage, mais alto grau de categoria do vinho do Porto, entretanto, os LBV devem ser consumidos mais jovens. Todos os vinhos são da Grand Cru Fortaleza.

Endereço: Desembargador Moreira, 1041 - Jd. Open Mall - Telefone: (85) 3244-3691

Foto do Renato Brasil

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?