Logo O POVO+
Mãe e vinho, sinônimos de carinho
Foto de Renato Brasil
clique para exibir bio do colunista

Renato Brasil é Químico pela UFC, Mestre em Gastronomia pela Universidade Nova de Lisboa, Docente em Enologia da UNICHRISTUS, Sommelier pela Associação Brasileira de Sommeliers - SP, diretor e fundador da ABS-CE, Docente dos cursos da ABS-CE e Consultor de vinhos para Importadores, distribuidores e restaurantes. Atual 3º lugar no campeonato brasileiro de Sommeliers ABS-Brasil 2019.

Renato Brasil gastronomia

Mãe e vinho, sinônimos de carinho

Tipo Opinião
La piu Belle Rosé – VIK (Foto: divulgação)
Foto: divulgação La piu Belle Rosé – VIK

Um dia entre tantos dedicado a elas, que por uma vida toda se doam, acompanham todos os nossos passos, merecem o maior reconhecimento e demonstração de carinho. Não vejo melhor forma do que presenteá-las com a bebida do amor, o vinho. Eles exercem função histórica, cultural e remetem a momentos de partilha, maior sinônimo da palavra mãe. Aos filhos que como eu deixaram para os últimos dias eu digo, não tem nada melhor que presentear com vinhos, coisa mais linda de receber e ainda desfrutamos juntos da alegria dos momentos de degustação. E existem vinhos para agradar todos os perfis de mães, das mais focadas em questões ambientais, até as mais apegadas aos designs dos seus rótulos, e como não pensar no gosto dela, traçamos alguns perfis de mães e indicamos alguns rótulos para essa data tão importante.

Leia também | Confira mais dicas e informações do mundo dos vinhos, com Renato Brasil, na coluna Tim Tim

Wild Gammay Miolo orgânico/ vegano 2021
Wild Gammay Miolo orgânico/ vegano 2021

Natureba

Para aquela que busca o seu vinho pensando na produção sem utilização de produto enológico ou químico, os chamados orgânicos, ou ainda com a filosofia de interação do vinho com a natureza: Wild Gammay Miolo orgânico/ vegano 2021, um vinho de Gammay, casta da região de Beaujolais na França, aqui no Brasil é produzido pela Miolo na região da Campanha Meridional em Candiota RS. Vinho de taninos leves, acidez bastante viva e muito frutado.

D´Vinos Wine Store
Onde: Av. Senador Virgílio Távora, 665 - Meireles
Telefone: (85) 3055 7272

Empoderada

Ela está sempre em busca do que é mais autêntico, um português do Dão, um clássico, mas também poderia ser um austríaco, búlgaro ou brasileiro.

Niepoort Dão Rotulo Tinto 2016, um blend de castas tradicionais Touriga Nacional, Jaen e Tinta pinheira, vem com um nariz de fruta preta e especiarias, na boca a fineza do Dão, com taninos finos e bastante equilíbrio.

Grand Cru Fortaleza
Onde: Shopping Jd. Open Mall (av. Desembargador Moreira, 1041 - Aldeota
Telefone: (85) 3244 3691

Espumante JP. Chenet
Espumante JP. Chenet

Delicadeza em pessoa

Aquela de paladar delicado, está iniciando nos vinhos, mas já adora partilhar umas tacinhas do néctar dos deuses. Espumante JP. Chenet tem alta composição de aromas florais e uma maciez no paladar muito envolvente. Deve ser servido em taças grandes com cubos de gelo e frutas.

Brasil Bebidas
Onde: Rua Torres Câmara, 585 - Aldeota
Telefone: (85) 3224 4488

Moderninha

Ela tem sempre uma saída para as várias situações, nunca é pega de surpresa. Ela gosta desde um espumante ICE, para servir quebrando paradigmas, ou os novos rosés que, além de deliciosos, são lindos e ela adora a beleza dos seus rótulos.

La piu Belle Rosé - VIK

Um rosé blend de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Syrah com muita aromaticidade, notas frutadas de ameixa, com notas cítricas de acerola, e o corpo bastante delicado, um vinho super gastronômico.

Empório Delitália
Onde: av. Desembargador Moreira, 533 - Meireles
Telefone: (85) 3133 5000

Promoções

Empório Delitália
O empório Delitália preparou mais de 10 kits de presentes para a sua mãe, todos com vinho e muitos outros produtos gastronômicos deliciosos. Eu recomendo o kit “Copo de Leite” que além de outros produtos vai um espumante Quintal e um vinho rose JP Azeitão.

D´Vinos Wine Store
Quem já quer fazer a festa da mãe, na loja D´Vinos tem o kit de vinhos tintos, com 3 ótimas opções de vinhos para as mães. Miolo Single Vineyard Syrah, Crios Malbec e Paulo Laureano Tinto.

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Foto do Renato Brasil

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?