Foto de Renato Brasil
clique para exibir bio do colunista

Renato Brasil é Químico pela UFC, Mestre em Gastronomia pela Universidade Nova de Lisboa, Docente em Enologia da UNICHRISTUS, Sommelier pela Associação Brasileira de Sommeliers - SP, diretor e fundador da ABS-CE, Docente dos cursos da ABS-CE e Consultor de vinhos para Importadores, distribuidores e restaurantes. Atual 3º lugar no campeonato brasileiro de Sommeliers ABS-Brasil 2019.

Renato Brasil gastronomia

O brinde dos namorados

Acertou quem pensou no vinho como a bebida mais escolhida pelos casais para as suas comemorações. No Dia dos Namorados ela é campeã! Sendo um fondue na serra ou uma massa preparada em casa, ou mesmo uma tábua de queijos, enfim, existem várias opções para aproveitar essa data e tantos outros momentos com o seu amor. De espumantes a vinhos de sobremesa, o convite já é um momento, e o vinho com todo o seu protocolo é uma oportunidade para a aproximação. É tão importante a data que a indústria do vinho se movimenta com grandes lançamentos e direcionamentos para agradar os mais variados gostos dos casais. Na coluna de hoje, vamos apresentar alguns vinhos como sugestão para fazer o momento do casal ainda mais especial.

Amitié Brut Rosé
Amitié Brut Rosé

Um coringa para todos os momentos

Ótimos para as entradas, são leves e refrescantes. Caem bem com frutos do mar e são versáteis para a data. E o Brasil é grande referência em espumantes. Trazendo a melhor expressão do terroir da Serra Gaúcha, o Amitié Brut Rosé é um espumante envolvente, para os casais que estão programando uma comemoração especial, no happy hour, à beira da piscina ou com um bom jantar. Apresenta coloração rosé vibrante, aroma de frutas vermelhas como morango, cereja e acerola, com toque sutil de flores brancas.

Onde encontrar:

D´Vinos wine store

Love da vinícola Umberto Cesari
Love da vinícola Umberto Cesari

E por falar em amor...

Uma história de amor está na origem da vinícola Umberto Cesari, que é fruto de uma relação de paixão pelo vinho e pela região da Emilia-Romagna. Ali, nos anos 60, foi erguida a vinícola, que na ocasião contava com apenas 20 hectares plantados nas colinas de Castel San Pietro Terme, próximo a Bologna. O love de Emilia-Romagna é um Sangiovese sem madeira, de vinhos com mais de 10 anos, delicado e sedoso, para acompanhar uma boa parte das pizzas e massas em geral com molhos vermelhos.

Onde encontrar:

www.decanter.com.br

You & Me Albariño
You & Me Albariño

Rótulos especiais para a data

Para celebrar uma das datas mais importantes do ano, a Henkell Freixenet, líder mundial na produção de vinhos espumantes, acaba de anunciar o lançamento de rótulos especiais neste Dia dos Namorados. As novidades são os vinhos espanhóis You & Me, das vinícolas Vionta e Solar Viejo, pertencentes ao Grupo Ferrer Miranda. O You & Me Albariño (D.O. Rías Baixas) é um tradicional vinho branco elaborado com as uvas que dão o nome ao rótulo, nas Bodegas Vionta na Galícia - região na Espanha. Já as outras versões dessa linha, são os dois vinhos tintos sendo um deles Tempranillo e outro Crianza. O You & Me Tempranillo (D.O.Ca.Rioja) possui alta intensidade aromática, destacando as essências de frutas vermelhas, como morango e framboesa, muito característico dos Tempranillos Rioja. Na boca é leve, fresco e equilibrado.

Onde encontrar:

www.freixenet.com.br

Vinho Ammasso
Vinho Ammasso

Para quem só quer um AMMASSO

A vinícola italiana Barone Montalto da Sicília tem o seu vinho com características únicas. As uvas passam por um processo chamado "apassimento" por quatro semanas logo após a colheita, no qual são levadas para um galpão arejado e sob temperatura constante para perderem água e concentrarem seus açúcares. Logo após esse período, são fermentadas e estagiam em barril de carvalho por meses. As típicas sicilianas Nero D'ávola e Nerello Mascalese são combinadas com Merlot e Cabernet Sauvignon neste corte. Um vinho para momentos inesquecíveis.

Onde encontrar:

Grand Cru fortaleza

Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais