Logo O POVO+
Vinho do Porto, a primeira DOC do mundo (PARTE II)
Foto de Renato Brasil
clique para exibir bio do colunista

Renato Brasil é Químico pela UFC, Mestre em Gastronomia pela Universidade Nova de Lisboa, Docente em Enologia da UNICHRISTUS, Sommelier pela Associação Brasileira de Sommeliers - SP, diretor e fundador da ABS-CE, Docente dos cursos da ABS-CE e Consultor de vinhos para Importadores, distribuidores e restaurantes. Atual 3º lugar no campeonato brasileiro de Sommeliers ABS-Brasil 2019.

Renato Brasil gastronomia

Vinho do Porto, a primeira DOC do mundo (PARTE II)

Tipo Opinião
Paisagem de vinhas e rio Douro perto de Vila Nova de Foz Côa, Portugal (Foto: Natureza foto criado por wirestock - br.freepik.com)
Foto: Natureza foto criado por wirestock - br.freepik.com Paisagem de vinhas e rio Douro perto de Vila Nova de Foz Côa, Portugal

Já falamos sobre os vinhos do Porto Ruby, agora é a vez dos Tawny. Quem vê esse termo nos rótulos de vinho do Porto já pode concluir que ali tem um vinho que foi produzido através da oxidação, isso mesmo, os lotes de vinho são produzidos e já vão para o seu amadurecimento nas caves por vários anos, no mínimo sete, até chegarem o momento em que os enólogos acham adequado lançar no mercado. Esse envelhecimento traz características sensoriais únicas aos Tawny, que vão de notas de frutos secos até madeira velha, amêndoas assadas e muitas especiarias. Um grande estilo que tem pelo menos três classes; Tawny, os com indicação de idade e os colheita.

Vinho do Porto 20 anos
Vinho do Porto 20 anos

O Porto com indicação de idade

Esses têm quatro classes de envelhecimento, em que o produto final é um vinho de características médias de envelhecimento em classes de 10, 20, 30 e 40 anos. Quanto mais jovens, mais frutados e quanto mais velhos, mais complexos e valiosos. Uma grande arte reproduzir ano após ano vinhos padronizados e com características definidas específicas.

Vinho do Porto Tawny
Vinho do Porto Tawny

O vinho Tawny

É o mais simples da família, leva mais tempo de envelhecimento em madeira. Eles trazem caráter caramelizado já o próprio nome (chamado de aloirado), com aromas de frutos secos, mas ainda tem um pouco de fruta, pois tem pouco tempo de envelhecimento em cascos.

Vinho do Porto Colheita
Vinho do Porto Colheita

O Colheita

Esse é um Tawny de ótima qualidade que, desde a sua safra ser identificada de boa qualidade, é envelhecido separadamente em cascos para ganhar complexidade de oxidação. De tempos em tempos, os enólogos vão acompanhando a sua evolução até chegar o grande momento de decidir engarrafar. Uma curiosidade dos colheitas é que eles têm duas safras, o da sua produção e o do seu engarrafamento.

Master Class Cervejas x Vinho Aprendendo e degustando

No dia 12 de agosto, vai acontecer um Master Class Online que você não pode perder! O sommelier de cervejas Saulo Ribeiro e o sommelier de vinhos Renato Brasil vão conduzir uma aula sobre Cervejas e Vinhos, abordando as diferenças, semelhanças e variações entre as bebidas. Além disso, os participantes serão guiados por uma degustação às cegas. Os participantes receberão em casa quatro amostras de vinhos com e três cervejas com 330ml, sem identificação, para degustação e análise! Ah, essa brincadeira recheada de informações, com um bate papo descontraído e degustação guiada de quatro vinhos e três Cervejas diferentes custa apenas R$ 150. Para os participantes que fizerem a inscrição e quiserem compartilhar com outra pessoa, é possível adquirir mais um kit só com os quatro vinhos por apenas R$ 50.

Mais informações: (85) 98201-2001.

2º Festival de vinhos de Portugal

Entre os dias 29 de outubro e 7 de novembro, acontece o Festival Vinhos de Portugal no Brasil 2021. Durante o período da ação, estabelecimentos físicos e virtuais participantes vão criar campanhas, promoções e outras atividades em torno dos vinhos de Portugal. O objetivo é destacar os rótulos portugueses no varejo, canal de compras que representa quase 70% das vendas de vinhos no Brasil, de acordo com dados da ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados). A primeira edição do evento, realizada em 2020, em meio aos rearranjos do segmento durante a primeira onda da pandemia do coronavírus, impactou positivamente nas vendas e exportações de vinhos portugueses no Brasil. No último ano, o envio de rótulos de Portugal para nosso mercado aumentou 23,5% em valor. O Festival Vinhos de Portugal no Brasil é promovido pela Vinhos de Portugal em parceria com a ABRAS - Associação Brasileira de Supermercados.

Foto do Renato Brasil

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?