Logo O POVO+
Abre alas que o vinho vem com tudo
Foto de Renato Brasil
clique para exibir bio do colunista

Renato Brasil é Químico pela UFC, Mestre em Gastronomia pela Universidade Nova de Lisboa, Docente em Enologia da UNICHRISTUS, Sommelier pela Associação Brasileira de Sommeliers - SP, diretor e fundador da ABS-CE, Docente dos cursos da ABS-CE e Consultor de vinhos para Importadores, distribuidores e restaurantes. Atual 3º lugar no campeonato brasileiro de Sommeliers ABS-Brasil 2019.

Renato Brasil gastronomia

Abre alas que o vinho vem com tudo

Tipo Opinião

Ainda com atenção, com respeito às medidas sanitárias, mas finalmente com sinais de que as coisas estão voltando ao normal, o vinho vem com toda a força. Ações promocionais de países como Portugal e Chile, lojas sendo abertas como a World Wine no Shopping Riomar Fortaleza e eventos de degustação presencial da Associação Brasileira de Sommeliers demonstram que o aumento do consumo do vinho durante a pandemia é um movimento sem retorno, que maravilha!

Numanthia
Numanthia

Curso Explorando a Espanha

A Associação Brasileira de Sommeliers realizará na loja da Grand Cru Fortaleza, nos dias 15 e 22 de setembro, um curso de degustação avançada dos vinhos da Espanha. Através das regiões vinícolas e degustação de 12 rótulos nos dois dias de curso, os participantes irão apreciar todo o potencial que o país com a maior área de vinhedos do mundo tem a oferecer, dos Albariños aos vinhos de Jerez, de Cava Gramona à Numanthia. O formador será o colunista que vos escreve. Vagas limitadas.

Mais informações: @abs_ce e @renatobrasilsommelier

Evento online Wines of Chile, Realizado pela WineXT
Evento online Wines of Chile, Realizado pela WineXT

Wines of Chile On the Road Digital 2021

Nos dias 3 e 4 de agosto, aconteceu o Wines of Chile On the Road Digital 2021, a terceira edição brasileira da feira itinerante de vinhos promovida pela associação, que representa 76 das principais vinícolas chilenas no mercado global. Com a mediação dos especialistas Diego Arrebola e Jessica Marinzeck, o evento contou com a participação de algumas das mais destacadas vinícolas chilenas. Foram mais de 3.600 vinhos enviados aos convidados em cerca de 600 kits de degustação, cada um destinado a um dos temas de apresentação da Masterclass e da Feira Virtual. Pensadas para os profissionais do mercado de vinhos, as apresentações abordaram os temas dos Vinhos para Consumidores Exploradores, os Tintos Clássicos, os Vinhos de Verão e os Vinhos Premiados do Chile. Já as Masterclasses, desenvolvidas especialmente para os especialistas e comunicadores, incluíram os temas Passado e Futuro, Clássicos de Qualidade, Vinhos de Costa e Novas Fronteiras do Chile.

Além da transmissão pelo Zoom para os convidados, o evento também foi exibido para o público geral pelo YouTube da Wines of Chile Brasil, que teve cerca de 2 mil visualizações durante os dias do evento.

2º Festival de vinhos de Portugal

Entre os dias 29 de outubro e 7 de novembro, acontecerá o 2º Festival Vinhos de Portugal no Brasil 2021. Durante o período da ação, estabelecimentos físicos e virtuais participantes vão criar campanhas, promoções e outras atividades em torno dos vinhos de Portugal. O objetivo é destacar os rótulos portugueses no varejo, canal de compras que representa quase 70% das vendas de vinhos no Brasil, de acordo com dados da Associação Brasileira de Supermercados. A primeira edição do evento, realizada em 2020, em meio aos rearranjos do segmento durante a primeira onda da pandemia do coronavírus, impactou positivamente nas vendas e exportações de vinhos portugueses no Brasil. No último ano, o envio de rótulos de Portugal para nosso mercado aumentou 23,5% em valor. O Festival Vinhos de Portugal no Brasil é promovido pela Vinhos de Portugal em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados.

Foto do Renato Brasil

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?