Logo O POVO+
O vinho ao natural
Foto de Renato Brasil
clique para exibir bio do colunista

Renato Brasil é Químico pela UFC, Mestre em Gastronomia pela Universidade Nova de Lisboa, Docente em Enologia da UNICHRISTUS, Sommelier pela Associação Brasileira de Sommeliers - SP, diretor e fundador da ABS-CE, Docente dos cursos da ABS-CE e Consultor de vinhos para Importadores, distribuidores e restaurantes. Atual 3º lugar no campeonato brasileiro de Sommeliers ABS-Brasil 2019.

Renato Brasil gastronomia

O vinho ao natural

A natureba dos vinhos e o novo point de encontro em Fortaleza
Tipo Opinião
Chef Georgia Santiago (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação Chef Georgia Santiago

É preciso muita energia para fazer girar uma roda gigante, mas nada como a paixão! A chef Georgia Santiago é grande exemplo disso. Uma cearense que rodou o mundo, da França, Japão e Noruega aprendendo o que de mais importante a gastronomia pode ensinar: o menos sempre marca mais. Na França, país da sua maior formação, entre grandes restaurantes de Paris, o estrelado Septime de Bertrand Grébaut proporcionou as maiores experiências com os vinhos naturais, rótulos que não utilizam produtos químicos na sua matéria-prima e nem artifícios enológicos na sua produção. Ainda que fosse realizada na alta gastronomia, ainda assim a chef sempre preservou a vontade de se instalar nas suas origens é tanto que, depois de um período no carioca Oro, do chef Felipe Bronze, na volta da Europa, ela não resistiu à tentação de retomar a vida alencarina. Essa busca lhe inspirou no conceito do mais novo bar de vinhos de Fortaleza, Muá tuá, aberto em 2020.

Nome cearense que remete ao encontro do eu e tu, no francês "moi toi", um bar descontraído que oferece a experiência inovadora em Fortaleza dos vinhos naturais, orgânicos e biodinâmicos. Com vinhos de produtores brasileiros e estrangeiros, o bar oferece algumas opções que são garimpadas pela própria Georgia em uma carta que é rotativa frente à oferta dos vinhos que melhor representam a proposta do Muá tuá. Petiscos também pensados e executados pela Georgia que fazem plena harmonia com os vinhos do portfólio do bar.

Bar de vinhos
Bar de vinhos (Foto: Divulgação)

Escolhas de Georgia
Escolhas de Georgia

Escolhas de Georgia

Sobras orgânico de Acir Boroto 2017

Um vinho branco aromático com base de Sauvignon Blanc e outras uvas, inclusive americanas, é um exemplar de um viticultor nacional que tem como primazia o cultivo das primeiras plantações de vinhos orgânicos do país, em Garibalde no Rio Grande do Sul. Um branco para pratos leves e aromáticos com menos intensidade gustativa.

Instinto Selvagem - Gamay - 2020

Esse é um vinho de pouquíssimos exemplares, em uma vinificação preocupada com a filosofia de mínima intervenção, na Serra do Sudeste, RS, pela produtora Vanessa Medin, o vinho é produzido com a casta Gamay, da região de Beaujolais na França, uma uva de acidez moderada e com baixa intensidade de taninos o Instinto selvagem é um vinho para projetar o terroir, expressando a emoção de quem o produz, excelente exemplar.

Era dos Ventos - Peverella - Vinho Laranja

Vinho mais conhecido a nível nacional, o Peverella é um vinho branco vinificado em contato com as cascas, processo pouco utilizado nos brancos normais, depois envelhecido por 10 meses em barris de carvalho francês o que traz características de grande intensidade aromática e gustativa no vinho que já é de extrema personalidade. Um outstanding dos vinhos naturais que todos os amantes do vinho deveriam provar pelo menos uma vez na vida.

2º Festival de vinhos de Portugal

Entre os dias 29 de outubro e 7 de novembro acontecerá o 2º Festival Vinhos de Portugal no Brasil 2021. Durante o período da ação, estabelecimentos físicos e virtuais participantes vão criar campanhas, promoções e outras atividades em torno dos vinhos de Portugal. O Festival é promovido pela Vinhos de Portugal em parceria com a Associação Brasileira de Supermercados.

Foto do Renato Brasil

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?