Logo O POVO+
Viva os vinhos portugueses, pá!
Foto de Renato Brasil
clique para exibir bio do colunista

Renato Brasil é Químico pela UFC, Mestre em Gastronomia pela Universidade Nova de Lisboa, Docente em Enologia da UNICHRISTUS, Sommelier pela Associação Brasileira de Sommeliers - SP, diretor e fundador da ABS-CE, Docente dos cursos da ABS-CE e Consultor de vinhos para Importadores, distribuidores e restaurantes. Atual 3º lugar no campeonato brasileiro de Sommeliers ABS-Brasil 2019.

Renato Brasil gastronomia

Viva os vinhos portugueses, pá!

Tipo Opinião
Bico Amarelo – Vinho Verde (Foto: Pauline Rodrigues/Divulgação)
Foto: Pauline Rodrigues/Divulgação Bico Amarelo – Vinho Verde

Um país de pequenas dimensões, mas de tão vasta diversidade de aromas e sabores de vinhos e gastronomia. O que faz ele ser tão importante? Talvez as mais de 250 castas nativas, seus quatro climas variantes de Norte ao Sul, mas também pelo conhecimento secular de seus enólogos, que através dos vinhos de Portugal contam suas histórias. Hoje Portugal é o segundo país mais importado pelos brasileiros, perdendo apenas para o Chile. Da região do Minho às suas ilhas, distribuídos em 14 regiões estabelecidas, Portugal produz os mais interessantes néctares, de espumantes da Bairrada para acompanhar os divinos leitões aos mundialmente reconhecidos Vintages do Porto, que por si já são uma sobremesa posta. Um país tão fascinante e rico era preciso várias colunas para falar, mas vou apresentar algumas regiões produtoras e relevantes internacionalmente. Os vinhos do Norte, da região de Vinhos Verdes e Douro, e o Alentejo mais ao sul, são as principais regiões consumidas pelo Brasil.

Para ilustrar essas regiões, vamos conhecer os vinhos de um grande player, a Herdade do Esporão, uma vinícola que inicia a sua história em 1267, quando foi delimitada em Reguengos de Monsaraz, coração do Alentejo e foi crescendo a ponto de hoje ter propriedades na região dos Vinhos Verdes e no Douro, inclusive produzindo vinhos do Porto, na Quinta das Murças. Uma visita que não pode passar batido inclusive com o almoço no estrelado restaurante da Herdade do Esporão.

Conteúdo sempre disponível e acessos ilimitados. Assine O POVO+ clicando aqui

Vinhos Verdes

Bico Amarelo - Vinho Verde - Um blend de castas da região, Loureiro, Alvarinho e Avesso, a Esporão produz um vinho leve e refrescante, mais adequado ao clima nordestino impossível, com muita acidez, o bico amarelo é ideal para acompanhar peixes, frutos-do-mar e até queijos.

Alentejo

Esporão Reserva tinto - O primeiro vinho feito pela vinícola em 1985, com uma essência alentejana, mas já com a clássica produção moderna, um vinho com grande complexidade aromática, muita fruta negra madura, e aromas provenientes também da passagem por barricas de carvalho americano e francês. Na boca é intenso, com taninos macios e persistência alta. Um vinho com alma portuguesa e gosto internacional.

Porto Vintage Murças 2015
Porto Vintage Murças 2015

Douro

Porto Vintage Murças 2015 - Com referências do início do séc XVIII, a propriedade foi adquirida pela Esporão em 2008, produz em anos excepcionais o seu vinho do porto Vintage, com as mais tradicionais técnicas de produção como a pisa a pé de vinhas classificadas "A" próximas ao rio Douro. Muito intensidade de fruta e equilíbrio entre o álcool, a doçura e acidez propõe grande longevidade, um vinho com grande potencial para evoluir.

World Wine Experience (Fortaleza)

É hoje a feira World Wine Experience, que trará a Fortaleza mais de 50 rótulos a prova de grandes vinhos pontuados pelo guia Descorchados 2022, o evento contará com a presença de alguns dos produtores e o investimento de R$ 120 da entrada será revertido em crédito de compras. Imperdível aos enoapaixonados.

Quando: Hoje, 18 de março
Horário: das 19h às 22 horas
Onde: Hotel Oásis Atlântico (Av. Beira Mar, 2500 - Meireles)
Mais informações: (85) 3512-0200

 

 

Foto do Renato Brasil

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?