Renato Brasil é Químico pela UFC, Mestre em Gastronomia pela Universidade Nova de Lisboa, Docente em Enologia da UNICHRISTUS, Sommelier pela Associação Brasileira de Sommeliers - SP, diretor e fundador da ABS-CE, Docente dos cursos da ABS-CE e Consultor de vinhos para Importadores, distribuidores e restaurantes. Atual 3º lugar no campeonato brasileiro de Sommeliers ABS-Brasil 2019.
Foto: Cleber Brauner/ Divulgação
O colunista participando do concurso nacional de Melhor Sommelier
Há quem sonhe quando jovem em ser perito criminal, médico ou jogador de futebol, ter a profissão dos sonhos entre tantos é uma busca muito estimulante. Estudar, se dedicar, praticar até se sentir pronto para atuar. E, necessariamente, depois, em outro momento da vida, usufruir de viagens, comer e beber delícias, experimentar novas culturas. Mas já imaginaram a possibilidade de viver disso?
Ter a missão de provar coisas novas, apresentar vinhos, harmonizando com comidas diversas pode ser a primeira opção, ou quem sabe uma segunda que ultrapasse a barreira do sonho e se torne realidade? É mais que uma profissão, é estilo de vida.
Algumas pessoas crescem dentro dos restaurantes, ao vivenciar sua rotina, em hotéis, vinícolas, subindo degraus de cumim, garçom até estar pronto para, em algum momento, desenvolver o ofício de servir vinhos, conduzir experiências. Outras pessoas começaram com o primeiro sonho de profissão, mas se descobriram completamente nessa nova função.
E o começo de tudo é sempre pelo estudo, para os que vão assumir o ofício ou quem, simplesmente, quer crescer culturalmente, é necessário uma dedicação aos estudos que certamente é bem mais prazeroso que em tantas outras áreas da vida. Aprender sobre vinhos é provar as várias coisas boas que o mundo tem a oferecer. Lógico que muitas vezes a vida não é tão romântica como a apresentada acima, mas a verdade é que trabalhar para proporcionar alegrias é sempre um bom incentivo para levantar da cama na segunda-feira. E vocês sabem o que se estuda para ser um sommelier?
Quantas áreas de estudo pode ter um profissional do vinho?
A história das civilizações e regiões como Borgonha ou Douro, fisiologia das vinhas e características de cada espécie de uva, compreender a Merlot ou Chardonnay, a geografia dos lugares que produzem, como Bordeaux ou Napa Valley, os processos de produção dos diversos tipos de vinhos, como identificar qualidade na taça degustando os diversos vinhos do mundo e finalizando todos os conceitos com a prática de como servir os diferentes estilos e proporcionar a melhor experiência com a alimentação. E não só profissionais estudam vinhos, hoje em dia muitas pessoas fazem cursos de Sommelier para aprender sobre cultura e se destacar na hora de chamar amigos para uma noitada de degustação e brindes.
Curso de Sommelier Profissional ABS-CE em Fortaleza
Se você quer dar o passo inicial de uma nova carreira ou simplesmente aprender conceitos que vão mudar as suas viagens, compras, e até a forma de sentir a alimentação, um curso de sommelier é fundamental. Estão abertas as inscrições para o Curso de Sommeliers da Associação Brasileira de Sommeliers em Fortaleza, com professores de diversos lugares do Brasil, referências em todas as áreas de formação da profissão. Difundindo a cultura do vinho e outras bebidas desde aulas de degustação de vinhos, dos mais de 120 vinhos e diversas outras bebidas que serão provados no curso, até sobre as principais regiões produtoras do mundo. São 8 meses em aulas teóricas, online e 4 encontros presenciais para as atividades práticas e degustações, aos finais de semana.
Maiores informações: @abs_ce e absceara@gmail.com
Telefone: 85 989044993
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.