Enoteca Ferrari: a nova casa do vinho em Fortaleza
clique para exibir bio do colunista
Renato Brasil é Químico pela UFC, Mestre em Gastronomia pela Universidade Nova de Lisboa, Docente em Enologia da UNICHRISTUS, Sommelier pela Associação Brasileira de Sommeliers - SP, diretor e fundador da ABS-CE, Docente dos cursos da ABS-CE e Consultor de vinhos para Importadores, distribuidores e restaurantes. Atual 3º lugar no campeonato brasileiro de Sommeliers ABS-Brasil 2019.
Enoteca Ferrari: a nova casa do vinho em Fortaleza
Foto: Divulgação
Enoteca Ferrari, loja de vinhos e wine bar
Existem pessoas que melhoram o seu meio e outras que são mais ainda responsáveis por ajudar a construir esse cenário. Em Fortaleza, este é Marco Ferrari para a cena dos vinhos. Italiano do Piemonte, uma das regiões mais icônicas da Enotria, desde 1994 ele ajuda a desenvolver o negócio do vinho no Ceará. Conseguem imaginar como era há 30 anos? Pois o sommelier Marco Ferrari, em sua primeira atividade profissional com vinhos, sentiu a necessidade de desenvolver esse mercado diverso de vinhos.
O sommelier italiano por anos atuou trazendo acesso ao público cearense aos vinhos importados, na distribuição de vinhos, mas logo depois assumiu a responsabilidade de promover no Ceará uma das melhores vinícolas brasileiras produtoras de espumante, a Casa Valduga.
Com a observação da dificuldade no serviço, ele iniciou a formação de cultura de público e desenvolvimento dos profissionais do mercado. Tempos depois, essa formação trouxe ao mercado alguns sommeliers formados, mas sempre sonhou em buscar um contato com o cliente final. Na última semana, ele lançou o mais novo wine bar e enoteca da cidade, a Enoteca Ferrari. Espaço, que já funcionava como loja de vinhos e espaço para cursos e eventos, agora conta com um cardápio especial para quem aprecia a culinária tipicamente italiana com vinhos do mundo. O menu gastronômico vai de croqueta de peixe ao ossobuco alla milanese.
De uma vinícola nacional, mas com DNA italiano, surge uma casta alemã que está no gosto da atualidade: a Riesling. Este vinho apresenta um nariz fino e delicado. Seus aromas lembram frutas de polpa branca, além de geleia de maçã e pera, mostrando toda sua classe e elegância. Na boca, a sensação de acidez é bem fundida com os elementos de estrutura. O vinho se caracteriza pela leveza, vivacidade e maciez. Possui uma ótima harmonia e equilíbrio entre paladar e olfato. Para harmonizar com
camarões crocantes.
Terroir Exclusivo Riesling Renano | Casa Valduga | Famiglia Valduga - Famiglia Valduga
Siós Nature - Syrah
Da Catalunha espanhola, esse Syrah de cultivo biodinâmico também será um dos vinhos do portfólio da enoteca e que também estará no desafio de vinhos ibéricos. Um vinho tinto rubi profundo, com um nariz muito expressivo. Com notas de frutas vermelhas e pretas, como amoras e ameixas. Possui também um aroma picante, clássico da Syrah. É acompanhado por um fundo mineral, o que lhe confere personalidade. Na boca é amplo e elegante. Frutas e especiarias voltam a aparecer, equilibradas com uma acidez que o torna longo e persistente.
Costers del Sío Siós Nature DO Costers del Segre | Domno Wines | Famiglia Valduga - Famiglia
Valduga
Feudi San Gregório - Taurasi DOCG
Em Taurasi, a uva Aglianico encontra a sua terra ideal - vulcânica - dando vida a um vinho cheio e equilibrado. Aroma intenso de cerejas, canela, noz-moscada, baunilha e anis estrelado. O sabor é cheio e equilibrado com taninos macios e agradáveis, que conferem uma ótima persistência. Excelente para carnes e molhos intensos, como o Ossobuco
alla milanese.
Feudi di San Gregório Taurasi Docg - Domno Wines
Chateau Haut Caillou - Lalande de Pomerol
Um bordeaux de uma pequena propriedade de 7 hectares, o Château Haut Caillou em Lalande-de Pomerol, na margem direita. Com 80% de Merlot, o Château Haut Caillou é um vinho com uma cor púrpura intensa. O nariz profundo é limpo, misturando pequenos frutos vermelhos e pretos com finas notas amadeiradas. O paladar é cheio e os taninos finos.
Château Haut Caillou - Lalande-de-Pomerol - Kressmann - Grandes vinhos de Bordéus
Cursos
A enoteca tem como base a realização de encontros com vinhos, com diversos temas, falando de uvas, de regiões mas, principalmente, contemplando o que de melhor o vinho pode proporcionar, experiências. Com formação profissional que só acontecerá agora em 2026, a enoteca tem uma programação de cursos para iniciantes, onde a degustação é o principal objetivo, aprender com a prática. Outros eventos acontecem de acordo com a agenda da enoteca, sendo o próximo um desafio de vinhos entre países.
Desafio Ibérico
Portugal x Espanha
No dia 28 de outubro, às 19h, a enoteca tem uma noite divertida, na qual os comensais provarão seis rótulos de vinhos, dois de cada país, conhecendo um pouco da cultura, castas e compreendendo os diversos sabores de cada região.
Vagas limitadas:
@enoteca.ferrari
Endereço: R. Pereira Filgueiras, 1970, Fortaleza, Brazil 60160-194
Telefone: 85 98845-1823
O que você precisa saber de bebidas está aqui. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.