Logo O POVO+
O mundo do vinho é um coração de mãe
Foto de Renato Brasil
clique para exibir bio do colunista

Renato Brasil é Químico pela UFC, Mestre em Gastronomia pela Universidade Nova de Lisboa, Docente em Enologia da UNICHRISTUS, Sommelier pela Associação Brasileira de Sommeliers - SP, diretor e fundador da ABS-CE, Docente dos cursos da ABS-CE e Consultor de vinhos para Importadores, distribuidores e restaurantes. Atual 3º lugar no campeonato brasileiro de Sommeliers ABS-Brasil 2019.

Renato Brasil gastronomia

O mundo do vinho é um coração de mãe

Quem mais do que a mãe para pensar em todos antes mesmo que em si? Na coluna de hoje resolvi pensar nelas em forma de dicas de vinhos. A bebida, que muitas vezes é motivo de encontros, por si só nos faz companhia, acompanhando uma refeição ou somente sendo apreciada como aperitivo para descontrair um happy hour. Digo que eles, os vinhos, nos fazem companhia porque com sua evolução temporal, os rótulos vão mudando seus aromas depois que são abertos e, assim, nos dão vários motivos pra dar atenção a eles por bons minutos ou horas. Muitos são os estilos dos vinhos e infinitos são seus acompanhamentos, mais um estímulo para pensarmos no vinho como um acompanhante.

Agora, para a mãe que não consegue falar de vinho com a taça vazia, destacamos três opções de vinhos; um espumante, um vinho branco e um vinho tinto, que podem ser facilmente encontrados no mercado e certamente satisfarão a todas as nossas rainhas.

Gran Legado Moscatel
Gran Legado Moscatel

Espumante das flores ao mel

Na loja de vinhos Brasil Bebidas, tradicional casa de vinhos em Fortaleza, que está de plantão para delivery na quarentena, uma excelente opção é o Espumante Gran Legado Moscatel. Um dos melhores produtos brasileiros, alia toda a opulência floral da uva moscatel a uma doçura que lembra o mel. Presente que certamente atrai uma grande parcela dos gostos geralmente mais delicados das mulheres. Telefone: (85) 3224-4488

Casal Garcia Uva Verde
Casal Garcia Uva Verde

Brancos de alegria

A loja e wine bar Brava Wine, com grande quantidade de rótulos, dos mais variados países e regiões estão em campanha para o dia das mães. Com muitas promoções e uma boa operação delivery, é uma grande opção para o presente da mamãe. Um vinho Verde por exemplo "Casal Garcia" é excelente opção pela sua intensidade alta de aroma, ainda tem como essa característica mais marcante a sua delicadeza e refrescância, o que favorece a harmonização com frutos do mar.

Telefone: (85) 3039-0008

Malbec Zuccardi série A
Malbec Zuccardi série A

Tintos que agradam a todos

Com rótulos do mundo todo, a Grand Cru também está funcionando com delivery e conta com as mais diversas possibilidades de presentes. Para uma indicação de tinto, o Malbec Zuccardi série A é uma grande opção para as mães que gostam de um pouco mais de intensidade gustativa. Um vinho com muita personalidade, para acompanhar pratos de intensidade gustativa alta, como carnes bovinas grelhadas ou com molhos intensos.

Livro
Livro

Para ler

Quando ler é o melhor remédio e a quarentena nos pede que fiquemos mais em casa, uma boa recomendação de leitura tem muita importância. O livro Degustação de vinhos: Rigor e paixão, do prof. José Luis Borges, especialista com mais de 20 anos de experiência docente do curso de Sommelier Profissional da ABS-Sp, descreve os mecanismos sensoriais que são utilizados na avaliação dos vinhos. Como o próprio nome diz, o livro traz o rigor técnico, mas sem perder a avaliação apaixonada em 136 páginas de muito conteúdo. A publicação nos faz apaixonar mais ainda pelo universo sensorial dos vinhos. A Amazon está vendendo o acesso ao livro digital.

Foto do Renato Brasil

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?