
Pastor sênior da Seven Church, doutor em Psicologia Clínica. Embaixador cristão da Coreia do Sul da Oração da Madrugada
Pastor sênior da Seven Church, doutor em Psicologia Clínica. Embaixador cristão da Coreia do Sul da Oração da Madrugada
Na reconstrução dos muros de Jerusalém, liderada por Neemias, foi realizado um feito inédito: em apenas cinquenta e dois dias a obra foi concluída. Isso chamou a atenção de muitas pessoas — algumas celebraram esse sucesso, enquanto outras ficaram incomodadas com o êxito estrondoso e indiscutível do povo de Israel.
Normalmente, quando os invejosos se levantam contra nossas vidas, eles começam com artimanhas sutis, que à primeira vista parecem sugestões pertinentes. Tobias e Sambalate, inimigos de Israel, enviaram mensagens a Neemias propondo uma reunião de cúpula para discutir o futuro da região. Na realidade, tratava-se de uma armadilha, cujo objetivo era pôr fim à influência, liderança e até à própria vida de Neemias.
A resposta dele foi emblemática: “Não tenho tempo para descer. Estou realizando uma grande obra.”Essa deve ser também a nossa resposta diante daqueles que, movidos pela inveja, tentam nos distrair. Não temos tempo para coisas pequenas. Não devemos nos envolver com aquilo que pode até ser bom, mas não é excelente.
A pessoa invejosa não deseja apenas o que temos — ela deseja ser quem somos. Ela quer a nossa vida. O sucesso incomoda porque revela a mediocridade do coração de quem gostaria de ocupar o nosso lugar. Desejar ser outra pessoa não é saudável. Precisamos lutar e pedir a Deus que o plano d'Ele se cumpra em nossas vidas.
A segunda estratégia de quem habita nos vales da vida é impor a agenda do medo. Mentiras são criadas para tentar desconstruir, desvalorizar e deturpar as vitórias já alcançadas. Colocam palavras em sua boca, distorcem a intenção do seu coração e tentam manipular a opinião pública contra você.
Mas Neemias manteve o foco: concluir a obra e proteger Jerusalém de seus inimigos. Da mesma forma, nós não podemos parar. Minha mãe, Nilza Munguba, eternizou uma frase poderosa: “Quem para no meio do caminho não chega a lugar nenhum.” Essa máxima deve ser o propulsor de todas as nossas ações.
Pode até parecer arrogância, mas trata-se apenas de compromisso: seguir e realizar o propósito de Deus para nossas vidas. Temos a certeza de que nossa existência serve à edificação de outras pessoas, de comunidades, de projetos que transformam e abençoam vidas.
Vamos juntos construir um mundo melhor — sem invejas, mentiras ou narrativas distorcidas. Juntos, podemos realizar grandes obras para Deus durante o pouco tempo que temos neste planeta.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.