Logo O POVO+
Hoje tem Lua Azul: entenda o fenômeno
Foto de Romário Fernandes
clique para exibir bio do colunista

Romário Fernandes é professor de astronomia no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará e editor do canal AstronomicaMENTE. É especialista em ensino de astronomia, licenciado em matemática e bacharel em comunicação social. Atua desde 2017 nas áreas de ensino e divulgação da astronomia. É oficial do Corpo de Bombeiros

Romário Fernandes ciência e saúde

Hoje tem Lua Azul: entenda o fenômeno

Seguindo as dicas do vídeo, dá para ter uma ótima experiência observacional da Lua Azul deste mês de agosto
Tipo Notícia
Fenômeno
Foto: FABIO LIMA Fenômeno "Blue Moon" se relaciona as fases da lua

A Lua Cheia deste domingo é conhecida como Lua Azul. É uma espécie de Lua Cheia "extra": como a Lua demora 29,5 dias para voltar exatamente à mesma fase, normalmente temos uma Lua Cheia a cada mês e três a cada estação.

Porém, como a duração do ciclo lunar é ligeiramente menor do que a duração do mês, ocasionalmente temos duas luas cheias num mês ou quatro numa estação. Em ambos os casos, essa Lua Cheia extra costuma ser chamada de Lua Azul, expressão que, em inglês (Blue Moon), está associada a acontecimentos raros ou incomuns.

Então, apesar do que o nome sugere, a Lua não vai ficar da cor do céu. Porém, seguindo as dicas do vídeo, dá para ter uma ótima experiência observacional da Lua Azul deste mês de agosto!

Foto do Romário Fernandes

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?