Logo O POVO+
Satélite, planeta, estrela... o que é esse ponto brilhante no céu?
Foto de Romário Fernandes
clique para exibir bio do colunista

Romário Fernandes é professor de astronomia no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará e editor do canal AstronomicaMENTE. É especialista em ensino de astronomia, licenciado em matemática e bacharel em comunicação social. Atua desde 2017 nas áreas de ensino e divulgação da astronomia. É oficial do Corpo de Bombeiros

Romário Fernandes ciência e saúde

Satélite, planeta, estrela... o que é esse ponto brilhante no céu?

A comparação entre o que seus olhos veem e o que o app identifica é um exercício muito eficiente de aprendizado em astronomia amadora
Tipo Opinião
Céu noturno (Foto: AstronomicaMENTE)
Foto: AstronomicaMENTE Céu noturno

Apesar da promessa de tratar de telescópios feita no texto passado, creio que vale a pena se debruçar antes sobre os apps que simulam o céu e podem ser recursos valiosos para quem deseja aprender mais sobre o que enxerga lá no alto!

Aplicativo(Foto: REPRODUÇÃO)
Foto: REPRODUÇÃO Aplicativo

Os apps reúnem a praticidade das ferramentas projetadas para estar à mão sempre que o usuário precisar delas ao impacto visual de simulações extremamente realistas dos objetos celestes. Você pode acessá-los com o celular a qualquer momento, mas, para fins didáticos, nada melhor do que abri-los enquanto se está olhando para o céu noturno.

A comparação entre o que seus olhos veem e o que o app identifica é um exercício muito eficiente de aprendizado em astronomia amadora. Graças a ele, pontinhos de luz fracos e indistintos ganham identidade, passando a se revelar planetas semelhantes ao nosso, satélites artificiais em órbita da Terra ou até estrelas gigantes localizadas a centenas de anos-luz daqui...

O app pode revelar cores e formas, detalhes superficiais, tamanhos, temperaturas, períodos orbitais e mais uma série de informações capazes de atender à necessidade do usuário, seja qual for o nível de interesse dele em aprender sobre o Universo.

Para obter o melhor proveito, é importante saber escolher a ferramenta. Existem várias à disposição para baixar, cada um com suas virtudes e seus defeitos. O maior defeito que esses apps costumam apresentar é dar prioridade à estética, em detrimento da fidelidade ao céu que vemos.

Aplicativo(Foto: REPRODUÇÃO)
Foto: REPRODUÇÃO Aplicativo

Assim, temos aplicações com música e ambiente terrestre tridimensional, que apresentam as constelações no céu como figuras brilhantes, cujo brilho até se reflete na água de encantadores lagos... Temos outras que mostram os planetas representados por bolas enormes e cheias de detalhes que até com telescópio é difícil de enxergar, pregados no céu em meio aos pontinhos de luz que vemos de fato ao olhar para o alto...

Tudo tão bonito de ver quanto distante do céu de verdade que nos envolve todas as noites. Por se manter a uma distância segura dessa tendência, pessoalmente, indico o Stellarium como a melhor opção. Tanto por mostrar, como padrão, um céu extremamente fiel ao que você pode enxergar com os próprios olhos quanto por oferecer a possibilidade de grandes aprofundamentos de forma intuitiva.

Por padrão, ele lhe mostrará o céu de hoje à noite, como visto do lugar onde você se encontra. Você vai ver na tela basicamente aquilo que seus olhos veem no céu. As estrelas mais brilhantes como pontos maiores, as menos brilhantes como pontos menores, os planetas com uma destaque discreto, suficiente para serem percebidos como objetos diferentes das estrelas, galáxias, nebulosas e aglomerados, que em regra só se veem em céus bem escuros, indicados por pequenas elipses...

É possível projetar o céu visto em algum dia no futuro longínquo ou no passado remoto, inclusive de qualquer lugar da Terra. Pode-se adicionar a exibição de planetas-anões, cometas, satélites artificiais. Para estudos mais aprofundados, pode-se projetar no céu qualquer um dos principais sistemas de coordenadas celestes, que ajudam a planejar observações e entender melhor o funcionamento da esfera celeste.

Aplicativo(Foto: REPRODUÇÃO)
Foto: REPRODUÇÃO Aplicativo

Claro que nem tudo são flores. A versão completa do Stellarium para celular, justamente por ser a melhor e mais confiável, é também mais cara do que a dos demais simuladores do céu. Pela qualidade do produto, naquilo que realmente importa para quem quer aprender a observar o céu, acho que vale a pena. Na dúvida, tem um pacote mensal, daqueles que se cancela a qualquer tempo, que se pode assinar a título de teste.

Seja qual for sua decisão, aconselho a baixar um simulador desses e explorar suas possibilidades quase ilimitadas de suporte para qualquer aspirante a astrônomo.

Céus limpos!

Foto do Romário Fernandes

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?