Marte brilha intensamente ao lado da Lua nesta semana
Romário Fernandes é professor de astronomia no Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará e editor do canal AstronomicaMENTE. É especialista em ensino de astronomia, licenciado em matemática e bacharel em comunicação social. Atua desde 2017 nas áreas de ensino e divulgação da astronomia. É oficial do Corpo de Bombeiros
Marte brilha intensamente ao lado da Lua nesta semana
A dupla celeste caminha lado a lado por quase toda a noite e pode ser vista de qualquer parte do Ceará
Nosso famoso vizinho de órbita é conhecido pela cor rubra inconfundível. Mas ele tem ainda outra característica peculiar: a intensidade de seu brilho varia incrivelmente! Pode variar em mais de 80 vezes entre a máxima e a mínima. Bem mais perto do ápice que do sopé luminoso atualmente, Marte desfila no céu ao lado de uma Lua quase cheia nesta quarta-feira.
Apesar de ofuscante, a luz branca do nosso satélite não anula a do Planeta Vermelho. Pelo contrário: gera um contraste com aquele valente ponto de luz encarnado que resulta num belo espetáculo visual.
Nesta quarta, quando o Sol sumir da vista, a dupla já estará transitando no céu, baixinho, perto do horizonte leste e segue seu bailado cósmico por toda a noite, ocultando-se com o retorno do Astro-Rei, lá pelas 5 horas de quinta-feira.
No restante da semana, enquanto muda muito pouco nos horários e posicionamentos de Marte, a Lua vai nascendo a cada dia mais tarde e mais afastada do Planeta Vermelho.
Para quem quiser aproveitar a observação, vale mencionar a presença de Júpiter, brilhando forte lá no alto do céu no início da noite, e de Saturno, ostentando um brilho discreto, já mais baixo, perto do horizonte oeste, no mesmo horário.
Para identificar planetas no céu, nunca é demais lembrar: basta reparar se o ponto luminoso paradinho lá no céu pisca ou não. No primeiro caso, é uma estrela. No segundo, um planeta.
E, por fim, não poderia deixar de sugerir ao observador que procure lá pertinho da dupla Lua-Marte a constelação de Órion, famosa pelas Três Marias, e a constelação de Touro, formada por dois agrupamentos de estrelas muito característicos e fáceis de ver: as Híades, formando uma espécie de letra V, e as Plêiades, chamadas de Sete-Estrelo na tradição popular, um dos mais belos aglomerados abertos de estrelas que se pode ver a olho nu.
Céus limpos!
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.