Procurador da República, atuando especialmente nas áreas de Direito Penal, Constitucional e Administrativo é graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará. Especialista em Direito e Processo Tributário e em Direito Constitucional
É preciso se reconhecer a urgência de garantir consenso em relação aos temas que guardam maior relevância social efetiva para buscar uma solução ampla, evitando-se entraves ideológicos
Foto: BÁRBARA MOIRA
CONFLITOS entre facções se intensificaram durante crise de saúde pública
A análise dos debates políticos e ideológicos, especialmente daqueles travados nas redes sociais, demonstra a necessidade de que a compreensão dos temas que se mostram dotados de especial relevância para a população brasileira, notadamente aqueles relacionados à segurança pública, preservação do meio ambiente, seguridade social e dignidade humana, seja realizada de forma ampla, que transcenda a mera divisão entre os campos da direita e esquerda.
Na temática da segurança pública, apontada como um dos fatores de maior preocupação das diversas classes sociais, e da qual padecem com maior severidade aqueles que residem em territórios controlados pelo tráfico e por facções criminosas, se associa a questão especialmente às pautas dos políticos da direita, que em geral oferecem soluções policialescas ou de supressão de direitos e garantias fundamentais, oferecidas como remédios fáceis para um problema complexo. Deixa o tema completamente de lado, porém, o campo progressista à esquerda, acabando por emular o mesmo discurso.
Relativamente à questão da proteção ao meio ambiente, a qual representa uma pauta política mais recente, considerando os fortes impactos da industrialização e do consumismo, sua defesa tem sido via de regra realizada por políticos da esquerda, por vezes sem uma análise ampla sobre os diversos temas envolvidos, como aspectos econômicos e sociais. Olvidam os segmentos de direita, contudo, a imprescindibilidade de proteção ao meio ambiente como assunto universal para a própria sobrevivência da humanidade.
O respeito à dignidade da pessoa humana igualmente consiste em tema por vezes tratado de forma secundária por determinados atores políticos. Como exemplo se pode salientar a promoção do respeito às mulheres e minorias, cuja importância transcende a mera panfletagem ideológica e deveria representar uma causa de todos na construção de uma sociedade mais justa e equilibrada.
Cabível assim que atores políticos que adotam ideologias distintas reconheçam a urgência de que os temas que guardam maior relevância social são aqueles que mais exigem uma solução ampla visando a formação de consensos.
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página
e clique no sino para receber notificações.
Esse conteúdo é de acesso exclusivo aos assinantes do OP+
Filmes, documentários, clube de descontos, reportagens, colunistas, jornal e muito mais
Conteúdo exclusivo para assinantes do OPOVO+. Já é assinante?
Entrar.
Estamos disponibilizando gratuitamente um conteúdo de acesso exclusivo de assinantes. Para mais colunas, vídeos e reportagens especiais como essas assine OPOVO +.