Logo O POVO+
Exercitando a gratidão
Foto de Rossandro Klinjey
clique para exibir bio do colunista

Rossandro Klinjey é palestrante, escritor e psicólogo clínico. Autor vários de livros, é consultor em temas relacionado a comportamento, educação e família, além de colunista da Rádio CBN. Foi professor universitário por mais de dez anos, quando passou a se dedicar à atividade de palestrante

Rossandro Klinjey comportamento

Exercitando a gratidão

Tipo Opinião

A vida, às vezes, tem momentos muito bons, e momentos mais difíceis. Ela sempre oscilou e sempre vai oscilar. É claro que é muito fácil a gente aproveitar esses momentos bons pra comemorar e até pra agradecer. Mas a gratidão vai muito mais além do que agradecer pelos momentos bons da vida e nossas vitórias que, vamos combinar, no fim é fácil agradecer quando tudo dá certo.
Mas nós devemos lembrar de uma coisa muito importante. Muitas vezes essas vitórias foram fruto de um conjunto de aprendizados que surgiram das muitas derrotas para se chegar até ali. Logo, a gratidão vai ter mais força e gerar muito mais aprendizado
quando nós percebermos tudo que conseguimos conquistar ao lado de cada aparente "derrota." A gratidão torna a vida mais leve.
Não se trata de ver a vida de forma mais ingênua como algumas pessoas acreditam ou pensam. Não, as pessoas gratas conseguem ver os problemas, elas enxergam as
dificuldades, elas sofrem com isso, mas elas não fixam apenas nisso. Porque elas lembram de como aprenderam no passado e como vão aprender no presente. Para que hoje, por mais difícil que seja, também possa ser um dia para agradecer. Por isso que precisamos também aprender a agradecer pelos momentos difíceis da vida, porque eles trazem profundos aprendizados.
Agradecer aquele concurso que a gente ainda não passou; agradecer o Enem que ainda não nos permitiu entrar no curso dos nossos sonhos. Inclusive no dia que nos despedimos de alguém que amamos muito.
Agradecer por tudo que a gente aprendeu até ali, por tudo que a gente conviveu até ali.
A gratidão tem profundos aprendizados e ganhos. A gratidão nos ajuda, por exemplo do ponto de vista físico, uma vez que dormimos com muito mais qualidade de sono, já que não estamos tão preocupados com tantos conflitos que deixamos de ter. Porque somos gratos a vida, nós dormimos com muito mais paz.
Isso aumenta também a nossa imunidade para combater várias doenças. Nós ficamos mais fortes. São muitas as pesquisas que mostram a quantidade enorme de benefícios à saúde que a gratidão traz. Não somente ao sono, ao sistema imune, mas também ao coração e o corpo de um modo geral.
Do ponto de vista emocional a gratidão também nos ajuda muito a olhar a vida com positividade.
A gratidão nos ajuda demais. Nos dias difíceis porque enxergamos nele que há um aprendizado podemos até agradecer pelo que não estamos enxergando ainda, mas que certamente com o tempo e com a maturidade nós vamos enxergar.
Do ponto de vista social, nós aumentamos a nossa capacidade de empatia, de compreensão, de compaixão. Se colocar no lugar do outro e perceber como nós pudemos ajudar, de que forma nós podemos ajudar, deixamos assim de sermos pessoas omissas.
Por isso mesmo, porque somos mais empáticos e temos mais compaixão e colaboramos muito mais com as pessoas nós aumentamos nosso ciclo de afeto e apoio emocional.
Então, por que não olhar pra vida a partir de agora com mais gratidão? Já pensou em fazer isso?
Que tal começar com um diário, agradecendo tudo que diariamente você recebe da vida, até aquilo que você nunca nem contabilizou, como um dia amanhecendo, as plantas que enxergamos no caminho, o ar que nós respiramos.
Que tal fazer um diário da gratidão? Que tal fazer uma ligação pra alguém que você ama e que é tão importante na sua vida pra agradecer a simples presença dela? Ou lembrar de um professor ou professora que foi fundamental na sua existência.
E que tal fazer, como exercício final, de conta que você está fazendo um livro, e nele há um prefácio, no qual você apresenta sua trajetória e vai agradecer a todas as pessoas sem as quais você não estaria onde está e não chegaria onde chegou?
Nesse momento, você vai perceber quantas pessoas te ajudaram e continuam te ajudando a ser quem você é.
Agradecer é um exercício diário. Que tal terminar agradecendo simplesmente pela vida?

Foto do Rossandro Klinjey

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?