Logo O POVO+
O estreitamento da interdependência global
Foto de Rossandro Klinjey
clique para exibir bio do colunista

Rossandro Klinjey é palestrante, escritor e psicólogo clínico. Autor vários de livros, é consultor em temas relacionado a comportamento, educação e família, além de colunista da Rádio CBN. Foi professor universitário por mais de dez anos, quando passou a se dedicar à atividade de palestrante

Rossandro Klinjey comportamento

O estreitamento da interdependência global

Tipo Opinião

Você já se perguntou quanto os seus sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades dependem dos sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades de outras pessoas?
Você já considerou que qualquer mudança ou escolha que faça, qualquer decisão que tome está completamente relacionada com milhares de pessoas?
Por exemplo. Para que você possa estar me ouvindo ou lendo agora, seja pelo rádio, pelo jornal, pelo podcast, no seu computador, no seu tablet ou celular, milhares, senão milhões de pessoas foram responsáveis por desenvolverem um item desses.
Desde o desenvolvimento das tecnologias para chegar até suas mãos, até esse conteúdo que estou levando para você, que tem haver com tudo que aprendi, com todas as pessoas que passaram pela minha vida como familiares, professores, e tudo que eu leio e aprendo até os dias de hoje.
Quando você me escuta, seja quando faz a barba, toma café, troca de roupa. Cada coisa dessa precisou da ajuda de outras pessoas para acontecer.
Quem plantou o trigo, o café, quem colheu, quem levou até a empresa, quem processou, quem produziu, quem levou até o supermercado, colocou na gôndola, quem vendeu, quando você chegou em casa e quem produziu, quem fez o café, você ou outra pessoa, quem produziu o trigo ou qualquer outro componente que fez a roupa que você veste agora, aquilo que você usou para se barbear ou o perfume que você está usando.
Bem, acho que você já me entendeu, e sabe a política da chamada interdependência.
O problema é que crescemos num mundo que nos inspira valores competitivos e individualistas. Nossos sistemas educacionais e nossa cultura nos ensinam como nos desenvolvermos como indivíduos independentes, onde quanto mais você puder ser mais forte, mais rico, mais rápido do que os outros, mais você terá sucesso.
O problema de tal abordagem é que ela é exclusivamente adequada para um determinado período da história. Mas, à medida que nos desenvolvemos em uma nova era marcada pelo estreitamento da interdependência global, do imenso crescimento exponencial da população humana, a interconexão mundial das economias, tecnologias, culturas, mais vemos que abordagens competitivas e individualistas em
uma realidade interdependente leva à crise em todas as escalas. Na escala pessoal, social, global e, óbvio, ecológica.
Como você depende de todos, e todos dependem de você, precisamos compreender essa realidade cada vez mais clara da interdependência. O que facilita nossa vida nesse mundo, e para perceber o erro e continuar na mesma linha competitiva e individualista que seguimos até hoje, para despertarmos um modus operandi globalmente atencioso, colaborativo, cooperativo e conectado rumo a um futuro que todos queremos construir.
Afinal, esse nível de competição já mostrou seu esgotamento, o cansaço que gera em nós e no mundo. A mudança de um modelo de sociedade competitiva e individualista para uma cooperativa e interdependente cabe a nós, como humanos.
Hoje, não apenas para felicidade e bem-estar, mas também para nossa própria sobrevivência.
E se você duvida do que estou falando, pense no que esse vírus nos ensinou. É um lembrete para todos nós que os Estados não podem lidar com os desafios globais sozinhos, e que a cooperação global é crucial.
Milhares de cientistas em centenas de laboratórios ao redor do globo se esforçam coletivamente para construir uma vacina.
Quando isso acontecer, e vai acontecer, o resultado dessa vacina vai ser o trabalho e esforço de milhares de pessoas interconectadas, interdependentes, que por causa disso, vão gerar mais uma vez a vitória da humanidade que está sempre conectada.

Foto do Rossandro Klinjey

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?