Rubens Rodrigues é jornalista, editor de Cidades do O POVO. Nesta coluna, trata de assuntos ligados a raça, diversidade e direitos humanos
Rubens Rodrigues é jornalista, editor de Cidades do O POVO. Nesta coluna, trata de assuntos ligados a raça, diversidade e direitos humanos
Maior de três áreas remanescentes de quilombo no Cariri, a comunidade quilombola Sítio Arruda recebe títulos de domínio de território do Governo do Estado nesta terça-feira, 5.
As três áreas somam mais 105 hectares, de acordo com o Instituto do Desenvolvimento Agrário (Idace). Duas delas estão em Salitre; a outra, em Araripe.
LEIA | Reportagem especial discute acesso de quilombolas ao ensino superior
O documento garante a posse de terras a 36 famílias, ainda conforme o Governo do Estado. Os títulos concedidos são coletivos e indivisíveis. Ação ocorre às 10 horas, na quadra esportiva da comunidade.
Em nota emitida pelo Idace, o Governo do Estado reconhece que esta "é a primeira vez que vai regularizar a situação fundiária de uma comunidade quilombola". Os documentos parciais já foram emitidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Assinatura de Acordo de Cooperação Técnica com a Secretaria da Igualdade Racial do Ceará (Seir) e o Incra ocorreu na última sexta-feira, 1º.
LEIA | Direito de acesso de quilombolas ao ensino superior é "luta ancestral"
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.