
Psicóloga e psicanalista
Psicóloga e psicanalista
Ao final de 2022 findará o período de quatro longos anos com os quais tivemos que suportar um miasma, um desclassificado, uma figura horrenda na sua falta de humanidade, na sua falta de compostura, na sua ignorância, na sua estupidez policromática. Tempos irrespiráveis que precisam ficar vívidos em nossas memórias. Como disse em um outro artigo aqui mesmo, fazendo alusão ao filme Bacurau. Vamos limpar o chão mas deixar as marcas de sangue nas paredes para que não nos esqueçamos dessa estética sombria da nossa história.
Na mitologia grega, Eros é o deus do amor. Apesar das diversas versões que narram sua história, para Hesíodo, Eros era descendente do caos e, dessa forma, representava a energia oposta a ele. Daí sua cupidez revolucionária! E como precisaremos dessa cupidez revolucionária para que juntos possamos demarcar um outro tempo, ancorado na vida e não na morte. Sustentado no conhecimento e não na ignorância.
Balizado pela beleza, pela delicadeza e não pela brutalidade. Findado esse tempo de desastre, leia-se, sem estrelas, que possamos sustentar nossos laços, nossos vínculos e a perspectiva de um amanhã de outra forma, onde a vida de cada um possa vingar com exuberância. Aqui entra também Dionísio, o deus do coração, do falo, de tudo o que é vida, palpitação, jorro, intensidade, porque a experiência dionisíaca é eminentemente civilizadora.
Que possamos reconstruir tudo o que esse tempo sombrio destruiu, como nos disse o genial Sigmund Freud em um texto de 1916, intitulado "Sobre a transitoriedade", onde ele discorre acerca das perdas causadas pela guerra. E, como prossegue o vienense, "em terreno mais firme e de forma mais duradoura do que antes".
Os sessenta milhões trezentos e quarenta e cinco novecentos e noventa e nove brasileiros que no último domingo disseram sim à democracia demarcaram também o desejo de cuidado pela vida. Therapéia (cuidado) e pela vida (psykhé). Assim como a psicoterapia que cuida do desenvolvimento da vida no desabrochar das suas formas, esses cidadãos depositaram seu voto no desejo de que nosso país que se enredou por descaminhos e se perdeu possa ter a chance agora de desintoxicar-se, de desobstruir-se. De respirar! n
Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.