Logo O POVO+
João sem medo: os 103 anos do imortal João Saldanha
Foto de Sérgio Redes
clique para exibir bio do colunista

O ex-jogador Sérgio Redes, ou

João sem medo: os 103 anos do imortal João Saldanha

João Saldanha, em visita ao O POVO em 10/05/1989 (Foto: Mauri Melo)
Foto: Mauri Melo João Saldanha, em visita ao O POVO em 10/05/1989

Se vivo fosse, João Saldanha faria 103 anos sexta-feira passada. Vez por outra seu nome é lembrado pela mídia. Sua passagem vitoriosa pela seleção brasileira nas eliminatórias de 1969, sua demissão e sua trajetória política e esportiva marcaram a história do país.

Uma vasculhada na memória e recordo que certa feita ele veio a Fortaleza para participar do seminário ”Novos Caminhos para o Futebol Cearense”, promovido pelo O POVO. No intervalo para o almoço, ficamos sentados em volta dele e tome conversa.

O Fernandinho Costa perguntou: "e o Garrincha?" A voz, já um pouco áspera, anunciando futuros problemas de saúde respondeu:

"Sonso! Até debaixo d’água! Simplório, mas inteligente".

"Vou contar uma. O Botafogo estava excursionando pela Europa. Viajávamos de trem. No banco da frente, sentado eu e o Almirante Saddock de Sá. No banco de trás, vinha o Mané sem dar um pio. Lá pelas tantas, informei ao Almirante a existência de uma igreja famosa pela sua arquitetura na cidade pela qual iríamos passar."

"O Almirante preparou a máquina fotográfica e ficou em silêncio. A cidade apareceu na janela do trem. A igreja também. O Almirante, ansioso porque o trem ia se afastando da cidade e da igreja, comentou comigo: 'João, não sei por que constroem a estação tão longe da cidade?'"

"Garrincha, que acompanhava toda a conversa, deu de primeira: 'Almirante, almirante! A estação tem que ficar perto é da linha do trem'".

Um cidadão com a camisa do Corinthians morreu de rir. O Saldanha perguntou: "Tá rindo de que, corintiano? Vocês não ganham nem na Bíblia. "Como?", perguntou o corintiano. "Olha só", respondeu Saldanha: "São Mateus, Versículo 2, Coríntios 0".

Esse era João Saldanha. Gostava dos lugares e das pessoas. Defendia as causas dos operários. Certa vez homenageou o Ferrim na sua coluna do Jornal do Brasil.

De tarde. voltamos para o seminário e tome João: Esporte e Poder. A crise no futebol brasileiro. Racismo. Esporte Olímpico. Lazer. A democracia corintiana, que desde o início dos anos 80 se mantém viva. Enfim, uma série de temas abordados pelo comentarista que o Brasil consagrou.

Foto do Sérgio Redes

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?