Logo O POVO+
Só um "iluminado" para implicar com Ricardinho ou Zé Eduardo
Foto de Sérgio Redes
clique para exibir bio do colunista

O ex-jogador Sérgio Redes, ou

Só um "iluminado" para implicar com Ricardinho ou Zé Eduardo

Vez por outra bato de frente com um "iluminado". Os iluminados andam por aí na maioria das vezes ocupando postos de importância e os conheço porque andam de nariz empinado, aparentam receber uma luz, e, encadeados por ela, defendem ideias estapafúrdias.

No mundo do futebol, implicar com o craque é tarefa de "iluminado". Ontem de manhã, cruzei com um deles. Não me deixou nem cumprimentar. "Ricardinho está acabado para o futebol". Fiquei atônito e, de trouxa, tentei conversar. Enfim! Fiquei calado.

Ainda assim, o "iluminado" não me deixou ficar quieto. E desfiou o rosário: "É lento! Não tem intensidade! Hoje em dia, o sujeito que rouba a bola do adversário tem que partir para cima com velocidade e, quando perder a bola, tem que recompor rapidamente".

Sei não! Escalar Ricardinho com uma turma que não gosta de marcar não é uma boa ideia. Por outro lado, ele pode ser muito útil ao Ceará quando joga ao lado de jogadores que possuam muito vigor físico e que correm o tempo todo, ajudando na marcação.

Foi o caso desses últimos jogos, em que Ricardinho jogou ao lado de Charles e Fernando Sobral. A maturidade e a juventude. E pode-se sentir que mesmo sem jogar o tempo todo, é capaz de, enquanto em campo, cadenciar o ritmo da equipe e alternar passes curtos e longos.

Essa leitura do jogo que o coloca num plano diferenciado era privilégio dos meias antigos. Sempre foi assim. Assistia Fortaleza x Ceará nos anos 1970. Três lances de cadeira abaixo de mim, "iluminados" alvinegros ofendiam Zé Eduardo. "Manda esse velho embora".

Zé Eduardo, o ídolo alvinegro da época, não conseguia pegar na bola. "Tá acabado! Não pega na bola! Manda embora!" Até que Edmar lançou Vicentinho na direita. O ponta foi à linha de fundo e cruzou a bola para a área. O cruzamento coincide com a chegada do Zé no primeiro pau.

Zé abre as pernas, enganando os zagueiros, e, do outro lado Da Costa toca de leve a bola para as redes. Alísio Cravo Roxo, que a tudo assistia, se levantou e gritou: "Manda esse velho embora que ele continua sem pegar na bola". Deu um curto-circuito na cabeça dos iluminados.

 

Foto do Sérgio Redes

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?