Sérgio Redes
clique para exibir bio do colunista

O ex-jogador Sérgio Redes, ou

NOTÍCIA

Os números e o futebol

A numerologia estuda a significação dos números e sua influência sobre os acontecimentos. Apesar de não haver evidência científica, tem gente que acredita que os números são dotados de vibrações e haveria valor metafísico de significado no destino das pessoas.

Para eles, o número três é especial. E dão exemplos como o nascimento, vida e morte, formando o ciclo e a trajetória dos seres vivos. A Santíssima Trindade, com o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Os três poderes numa sociedade civil: Legislativo, Executivo e Judiciário.

O corpo, a alma e o espírito completam a composição de um ser humano. O natural, o humano e o divino representam as três esferas concêntricas do Universo e, para os chineses, o número três é o mais perfeito deles, pois representa o homem, a terra e o céu.

Gentil Cardoso, técnico de futebol já falecido, articulava suas jogadas sempre com três jogadores que traduzia numa frase: "Quem se desloca recebe e quem pede tem preferência" a todas as triangulações possíveis de serem feitas dentro do retângulo que é o campo do futebol.

A frase é genial, caro leitor! Três os vértices de um triângulo. Um deles está ocupado pelo jogador que está com a bola. O segundo vértice está ocupado pelo jogador que pede a bola e tem preferência, mas quem recebe o passe é quem se desloca do vértice onde estava para o espaço vazio.

Aliás, o número três é o que mais aparece representado nas configurações numéricas dos sistemas táticos utilizados no Campeonato Brasileiro da Série A: Ex: 3-5-2; 5-3-2; 3-4-3; 4-3-3 etc. Como se percebe na soma dos números dentro do sistema tático, dá sempre 10.

O goleiro não conta. Com o tempo é possível que o goleiro passe a contar porque muitos deles passaram a ocupar funções ofensivas quando têm a posse da bola. Até hoje são três os setores que formam um time de futebol: defesa, meio-campo e ataque.

A mídia esportiva elogia o tripé do meio-campo alvinegro formado por Fernando Sobral, Fabinho e Vinicius (Vina), que o técnico Guto Ferreira montou, levando o Ceará a fazer a melhor campanha de toda sua história em campeonatos nacionais.

Essa notícia foi relevante pra você?
Logo O POVO Mais