Logo O POVO+
Os Leões se aproximam de um ponto de tranquilidade
Foto de Sérgio Redes
clique para exibir bio do colunista

O ex-jogador Sérgio Redes, ou

Os Leões se aproximam de um ponto de tranquilidade

Fortaleza vem de vitória sobre o Vasco no Brasileirão (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Fortaleza vem de vitória sobre o Vasco no Brasileirão

As vitórias sobre Coritiba e Vasco afastaram o Leão da zona de rebaixamento. Dependendo dos resultados do Cruzmaltino e do Bahia, nas próximas rodadas, os 41 pontos já obtidos pelo Fortaleza poderão ser suficientes para mantê-lo na primeira divisão.

Todavia, é bom botar as barbas de molho. Nessa reta final, as equipes que lutam para não serem rebaixadas crescem de produção. A vitória do Sport sobre o Internacional lá no Rio Grande do Sul foi considerada uma zebra. Só quem acreditava nela era o Leão da Ilha.

Um parênteses! "Zebra" foi um termo adaptado ao futebol pelo falecido técnico Gentil Cardoso. Vem do jogo do bicho, no qual o número 1 é o avestruz e o 25 é a vaca. Não tem zebra no jogo, portanto, quando um clube pequeno ganha de um grande, deu zebra.

Voltemos à Série A. Embora tenha sido disputado debaixo de uma série de restrições devido à pandemia, o campeonato atual tem sido um dos mais interessantes dos últimos anos. Numericamente, as quatro equipes que lideram a parte de cima da tabela têm chances de ser campeãs.

Na parte de baixo da tabela, quatro equipes caem para a segunda divisão. O Botafogo já caiu. Coritiba e Goiás estão quase caídos. A última vaga será de Vasco, Bahia, Fortaleza ou Sport. Encerrado o campeonato, quem fizer menos pontos está rebaixado.

Faltam três jogos para o Fortaleza encerrar sua participação. Palmeiras e Fluminense fora de casa e, daqui a oito dias, o Bahia no Castelão. É osso, mas esse jogo em casa é decisivo porque o Esquadrão é concorrente direto. O famoso jogo de seis pontos.

O Fortaleza vive um bom momento. Não foi fácil encontrar um técnico para substituir Rogério Ceni. Zé Ricardo, em 2019, e Chamusca, em 2020, não deram certo. Dona Zélia, torcedora do Fortaleza e dona de uma casa de doces aqui da Varjota, diz que Enderson Moreira acertou o “ponto do doce”.

A perspectiva de o Leão cair de divisão uniu os tricolores. Teve palestra do Bial, poesia do Bráulio Bessa, boa vontade dos jogadores, da comissão técnica e dos diretores. Para felicidade e alegria do futebol cearense, o Fortaleza voltou a jogar bem e vencer.

Foto do Sérgio Redes

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?