Logo O POVO+
Os dilemas do VAR, que decidiu o Brasileirão
Foto de Sérgio Redes
clique para exibir bio do colunista

O ex-jogador Sérgio Redes, ou

Os dilemas do VAR, que decidiu o Brasileirão

Tipo Crônica
O Inter visita o Deportivo Táchira hoje, pela Libertadores 2021; confira onde assistir ao vivo à transmissão do jogo e a provável escalação (Foto: Ricardo Duarte/Internacional)
Foto: Ricardo Duarte/Internacional O Inter visita o Deportivo Táchira hoje, pela Libertadores 2021; confira onde assistir ao vivo à transmissão do jogo e a provável escalação

Por força do isolamento a que estamos submetidos, tenho passado muito tempo em casa. Um livro, um velho álbum de fotografias, um filme, uma música, a lâmpada que queimou, uma porta ou uma janela emperrada, na verdade, um bom tempo vendo jogos de futebol.

Champions League, Liga Europa, Brasileirão e por aí vai. Comum a todos eles, as duas equipes de arbitragem. Uma dentro do campo de jogo e outra instalada em algum local do estádio, monitorando as telas de televisão com o objetivo de alertar para erros capitais.

A expulsão de um jogador do Internacional, domingo passado, me despertou para um fato. Rodinei, com seu jeito desastrado, adianta a bola na esperança de iniciar uma arrancada. Filipe Luís, ala-esquerdo do Flamengo, pressente o movimento e se antecipa retomando a bola.

Rodinei não controla a passada e, inadvertidamente, pisa no tornozelo de Filipe Luís. O árbitro vê o lance e pune o jogador com falta. Outros jogadores se aproximam porque o lateral-esquerdo ficou no chão. O árbitro também chega junto para evitar qualquer escaramuça.

Neste momento, o VAR interfere e sugere que o árbitro vá até o monitor de televisão instalado ao lado do campo. Ele obedece e vai até lá. Volta, entra no campo e faz um sinal com as mãos, como se desenhasse uma tela no ar e mostra o cartão vermelho para Rodinei.

Atônito, o jogador bota a mão na cabeça. Uma expulsão aos cinco minutos do segundo tempo. “Logo eu, que raramente tomo um cartão vermelho e que nem poderia jogar porque pertenço ao Flamengo e dependi de um sócio-torcedor do Inter que pagou R$ 1 milhão de multa para que jogasse”.

A punição foi severa e é possível que o árbitro não desse nem cartão amarelo, porque é muito raro o jogador que tem a posse da bola dar uma pancada em alguém. O VAR no Brasil tem suas singularidades. Interfere tanto que expõe os árbitros de campo, provocando desentendimentos.

As consequências dessa interferência têm seu preço. Vi São Paulo x Flamengo e gravei Internacional x Corintians. Fiquei estarrecido com a falta de respeito com os árbitros dentro de campo. Pensei que o bandeirinha que anulou o gol do Internacional contra o Corintians fosse ser linchado.

Na verdade, o VAR é muito chato e ainda mais num Brasil que está todo mundo impaciente com essa pandemia e a falta de vacina. O torcedor ficar cinco minutos esperando para saber se o que aconteceu foi legal acaba com a paciência de qualquer cidadão.

Foto do Sérgio Redes

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?