Logo O POVO+
Siempre con la izquierda
Foto de Sérgio Redes
clique para exibir bio do colunista

O ex-jogador Sérgio Redes, ou

Siempre con la izquierda

Tipo Análise
Após fim do empréstimo ao Ceará, ponta-esquerda Léo Chú volta ao Grêmio (Foto: Aurelio Alves)
Foto: Aurelio Alves Após fim do empréstimo ao Ceará, ponta-esquerda Léo Chú volta ao Grêmio

Olho a lista de jogadores contratados para a temporada de 2021 pelo Ceará e não encontro nenhum jogador com as características do Léo Chú. Sua força explosiva e sua velocidade, associadas a uma boa técnica, resolveram um problema que se arrastava com o tempo.

Lembro de uns cinco que andaram jogando pelo lado esquerdo. Rick, Lima, Fernando Sobral, Felipe Baixola e Leandro Carvalho. Nenhum deles se firmou. A todos faltava a característica mais importante para quem joga no lado esquerdo: ser canhoto!

"Ora bolas! Existem jogadores canhotos jogando pelo lado direito e vice-versa". Sim! Sei que existem, mas eles não driblam para fora da área em direção à linha de fundo; partem para dentro, encurtando o espaço e se embolando com outros jogadores.

Já vimos canhotos do lado direito e destros do lado esquerdo. O Artur, que foi do Ceará e joga pelo Bragantino, é um deles. Todavia, não é regra geral. Essas inversões de lado geralmente correspondem a uma mudança de ordem tática determinada pelo técnico.

Ponta-esquerda tipo Léo Chu, quando recebe a bola no terço final do campo, parte para cima do adversário. Embora possa driblar para dentro, a condição de driblar em direção à linha de fundo, alongando o campo, o faz herdeiro de pontas que fizeram história no futebol cearense.

Osvaldo, do Fortaleza, não conta porque é fora de série, mas o Ferroviário tinha um ponta chamado Reginaldo Cara de Gato. Começava a driblar ali onde a linha do meio de campo toca a linha lateral. Quando chegava à bandeirinha de escanteio vinha o cruzamento.

Mesmo sem torcida por conta da pandemia, o torcedor alvinegro escalava o time com Léo Chú. Era o dono do lado esquerdo do Ceará, porque além de ser habilidoso como atacante, também defendia quando o time era atacado. Fazia tudo isso com a velocidade de um Papa-Léguas.

Após suas boas atuações no campeonato nacional, é natural que o Grêmio se interessasse pela sua volta. Não vai ser fácil para o Ceará conseguir um jogador de características semelhantes. Para jogar pelos lados, é importante driblar para a linha de fundo e saber cruzar. Léo Chú sabia.

Foto do Sérgio Redes

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?