Logo O POVO+
Os que explicam os números da Série A
Foto de Sérgio Redes
clique para exibir bio do colunista

O ex-jogador Sérgio Redes, ou

Os que explicam os números da Série A

Tipo Opinião

Quem se delicia com a estética num jogo de futebol tem certo desprezo pela estatística. Não chego a esse ponto, mas embora não faça dos dados referencia absoluta para o que penso, reconheço que eles servem de ponto de partida para análises variadas. Tarefa para comentaristas de resultados. A partir do número de chutes, assistências, retomadas de bola, gols pró, gols contra, posse de bola, jogo aéreo, impedimentos, faltas, eles fundamentam seus comentários e quando chega ao final de um turno a entidade promotora da competição publica alguns dados.

O site da CBF informa que o melhor ataque foi do Flamengo com 42 gols, o pior ataque foi do CSA, com oito, a defesa menos vazada foi do Corinthians com 12 gols, Chapecoense e Goiás tomaram 32 gols; o Goiás, em duas partidas, tomou seis. O artilheiro foi Gabigol do Flamengo com 16 gols e o melhor garçom foi o uruguaio do Flamengo, Arrascaeta, com sete assistências.

A julgar pelo assistente e pelo artilheiro percebe-se a diferença do Flamengo para as outras equipes. No momento o Flamengo sobra no futebol brasileiro. Ceará e Fortaleza estão respectivamente em 13º e 14º com 22 pontos ganhos, venceram seis vezes, empataram quatro e perderam nove vezes. O Ceará ocupa uma posição à frente na tábua de classificação porque leva vantagem no saldo de gols positivo.

Curiosamente os dois clubes atingem esses resultados praticando um futebol que difere muito. O Ceará se apóia no toque de bola. Têm padrão de jogo definido e prima por uma regularidade. Sua defesa é o ponto forte. Poderia estar mais bem colocado se o seu ataque não estivesse deixando a desejar. O Fortaleza não para nunca de acreditar. Por conta de seus velocistas joga sempre para frente. Nem sempre dá certo por conta da diferença técnica, mas quando dá alcança resultados memoráveis. Dos pontos que conquistou até agora nove foram na casa do adversário.

Tem gente apreensiva com a possibilidade de um rebaixamento. Sugiro acompanhar jogo a jogo até as rodadas finais. Vasco, Ceará, Fortaleza, Goiás, Fluminense, Cruzeiro, CSA, Chapecoense e Avaí, Dessas nove quatro caem e uma se classifica para a Sul Americana.

 

Foto do Sérgio Redes

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?