Logo O POVO+
O gol do Clássico-Rei no play, pause, review
Foto de Sérgio Redes
clique para exibir bio do colunista

O ex-jogador Sérgio Redes, ou

O gol do Clássico-Rei no play, pause, review

Tipo Crônica

Como dizem os poetas do samba, ainda ecoam pelos ares os sons e imagens do Clássico-Rei de domingo passado. Gravei o jogo e, para analisá-lo, convido o Mestre, parceiro de caminhadas da Beira Mar. Controle remoto nas mãos para play, pause e review.

O gol que definiu o jogo é o assunto principal. Bola no pé de Osvaldo, que dá um toque curto para frente e, dentro das suas características, avança em diagonal pela esquerda pedalando ora com o pé direito, ora com o pé esquerdo. Três jogadores o marcam.

Samuel Xavier é quem lhe dá o primeiro combate. Ricardinho se aproxima para ajudar e Valdo acompanha por trás. Sem possibilidades de ultrapassar a tripla marcação, Osvaldo puxa para dentro, passa para Romarinho e se desloca, passando à frente de Samuel Xavier.

O passe de Romarinho para Osvaldo é uma obra-prima. Nem um milímetro a mais, nem a menos. A bola descreve uma parábola e vai cair justamente atrás de Valdo e à frente do goleiro Diogo, deixando os dois sem ação. Osvaldo pressentiu o momento de indecisão.

Osvaldo cabeceia de baixo para cima. A bola sobe e também descreve uma curva, caindo do lado esquerdo do goleiro que tentou interceptar o lance. Evidente que não consegue. Wellington Paulista antecipa o gol, cabeceando com força para o fundo das redes.

O Mestre pede para repetir. Quer saber se houve falha da defesa alvinegra ou virtudes dos atacantes do Fortaleza. Vamos nós: pause, review e play e a jogada se repete. Respondo para ele que imagino as duas coisas. O Ceará tem a sétima melhor defesa, com 32 gols.

É o ponto forte da equipe. Teve gente que atribuiu o gol tomado à mudança defensiva para três zagueiros. Embora vez ou outra o Ceará jogue no 3-5-2, o pouco tempo de jogos e treinamentos pode ter causado a indecisão de Samuel Xavier e Valdo em quem acompanharia Osvaldo.

De olho na indagação do Mestre, explico que o Fortaleza tem o sexto melhor ataque, com 39 gols. Os tricolores podem ser dominados e até ir mal em algumas partidas, mas seus jogadores velozes e de características ofensivas podem fazer gol a qualquer momento.

Leia outras crônicas de Sérgio Rêdes clicando aqui
 

Foto do Sérgio Redes

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?