Logo O POVO+
O corvo e a andorinha
Foto de Socorro Acioli
clique para exibir bio do colunista

Escritora e jornalista com doutorado em estudos da literatura pela Universidade Federal Fluminense. Ganhou o Prêmio Jabuti, na categoria de Literatura Infantil com o livro

O corvo e a andorinha

Tipo Crônica

Narrar em segunda pessoa é difícil, eu pensei. Em geral as histórias são contadas em primeira pessoa - quando alguém assume a condução da prosa, conjugando os verbos, tomando para si o protagonismo, o domínio dos atos - ou em terceira pessoa, sobre os outros, falando de algo que acontece com alguma distância de quem conta. É a primeira decisão que se toma no início do trabalho de escrever ou falar. A casa da ficção tem poucas portas, como disse James Wood, naquele livro que você também leu.

Contar alguma coisa usando o tu é instigante, eu penso nisso desde que soube que a intenção era essa. Quando comecei a estudar Espanhol, a professora me disse que era um sinal de educação, ao conhecer alguém, perguntar se podemos tutear. Na pergunta dos hispanohablantes o ponto de interrogação vem no começo e no fim. O de exclamação, também. Quem começa a ler já sabe se a frase tem algo a perguntar ou a exaltar, desde o começo. Saber o que se quer dizer desde o início facilita qualquer coisa.

Voltando ao tuteo, mudar o padrão da conversa para a informalidade não é algo que se deva fazer sem permissão em língua espanhola, ela disse. Lembro disso agora, quando você me contou que quer escrever literatura tuteando e de tanto pensar entendi uma coisa óbvia: escrever carta é tutear. A carta é um dos gêneros literários mais bonitos. Romance epistolar, quando funciona bem, é inesquecível. É como abrir a correspondência alheia em segredo, ler as cartas que vão e as respostas que voltam. E agora mesmo o que faço aqui é escrever uma carta em segunda pessoa para discutir a narrativa em segunda pessoa, veja só que engodo.

Isso de mergulhar a vida na literatura muda completamente a forma de enxergar o mundo, você não acha? Para mim tem mudado, as pessoas e as coisas ganham mais camadas de compreensão e beleza. Um pedaço de concreto no alto da porta de uma casa transforma-se em platimbanda, carrega uma tradição de séculos para dentro de uma conversa em poucos segundos, arrasta o sertão inteiro, inúmeras cores, cabe tudo em uma palavra só.

As conversas nas cadeiras diante das platimbandas também são narrativas em segunda pessoa. Horas e horas falando do que dá vontade, sem regra nem controle, seguindo o fio da memória, o fluxo da conversa, rindo até do miado dos gatos. Foi em um desses diálogos, sem tempo nem lugar, que você lembrou do Ícaro voando para o sol. É um mito que me dá muita pena, porque acho que algumas pessoas entendem mal. Parece até que sonhar é perigoso. O grande perigo da vida é justamente não sonhar.

Eu mesma fiquei pensando em escrever uma história em segunda pessoa. Seria sobre um corvo e uma andorinha por causa da frase: "pasmei de ouvir este raro pássaro falar tão claro", do poema do Edgar Allan Poe que o Fernando Pessoa traduziu. As andorinhas são símbolos de Portugal, eis um grande encontro. Dois pássaros conversando é um bom exemplo de tudo que estamos falando.

Isso de mergulhar os dias na literatura e a literatura na rotina deixa a gente com muitas ideias estranhas e sonhos mirabolantes. Desconheço vida melhor. A andorinha poderia dizer ao corvo que Ícaro só errou porque não calculou bem as coisas. Andorinhas sabem sonhar e depois voltar para o chão. É bonito escrever em segunda pessoa como quem olha nos olhos. Algo que me diz que pode dar muito certo.

Foto do Socorro Acioli

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?