Logo O POVO+
Cervejas: um mercado de oportunidades
Foto de Taiga Cazarine
clique para exibir bio do colunista

Beer sommelier, beer huntress, head de comunicação da Cervejaria Capitosa e diretora da Cazarine Comunicação

Taiga Cazarine gastronomia

Cervejas: um mercado de oportunidades

Tipo Opinião
Dogma Digital Rebirth 9%:
Double IPA com Citra e Mosaic, tem aromas bem frutados e cítricos com final mais alcoólico e seco. Amargor médio alto. Sirva na temperatura de 4º, em copo Pint. (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Dogma Digital Rebirth 9%: Double IPA com Citra e Mosaic, tem aromas bem frutados e cítricos com final mais alcoólico e seco. Amargor médio alto. Sirva na temperatura de 4º, em copo Pint.

O setor de cervejas artesanais está promissor! Não quero te vender gato por lebre, o negócio tem suas dificuldades de gestão na rotina, como qualquer outro e talvez mais que outros. Isso por se tratar de um setor em crescimento e com muita necessidade de estruturação de leis, regras, taxações, burocracias entre outros detalhes. Mas se você entende de negociação, gestão e marketing, eu te convido a voltar sua atenção para o assunto.

Nesta semana, O POVO noticiou que a Cervejaria Capitosa está chegando em Fortaleza. O investimento na casa dos milhões investidos em estrutura, equipamentos, equipe, junto a detalhes como laboratório próprio e estruturas dedicadas como o tratamento de efluentes - gerando água de reuso e adubo -, mostra que conhecimento aliado ao investimento inteligente é capaz de proporcionar um início sólido e promissor para os negócios.

Em São Paulo, a cervejaria Dogma - marca querida dos consumidores mais ávidos - deixou de terceirizar a produção, inaugurou a fábrica própria e duas franquias no final de 2020, tendo como consultores a Cherto Franquias, a mesma de clientes como Bob´s e Chilli Beans. Este cenário concretiza a ideia de como o mercado está se profissionalizando. Ali próximo, em Santos, a cervejaria Everbrew lança neste sábado (22) um financiamento coletivo, onde o investidor se torna membro de um clube com vantagens, benefícios e retorno do valor investido - com bônus - em produtos e novos lançamentos.

Leia também | Confira mais dicas e informações do mundo das cervejas, com Taiga Cazarine, na coluna Tim Tim

Do Brasil para o mundo

A Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal (CBCA) tem no grupo as marcas Leuven, Seasons, Schornstein, e agora passa a produzir, entregar e vender nos Estados Unidos a marca The Drummer, do seu mais recente sócio: Matt Sorum, ex-baterista da banda Guns´n´Roses. O investimento na marca brasileira, comprova a revolução pela qual o setor de cervejas artesanais está passando.

Podcast Vida&Arte
O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker.

Foto do Taiga Cazarine

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?