Logo O POVO+
Isso não é cerveja!
Foto de Taiga Cazarine
clique para exibir bio do colunista

Beer sommelier, beer huntress, head de comunicação da Cervejaria Capitosa e diretora da Cazarine Comunicação

Taiga Cazarine gastronomia

Isso não é cerveja!

Tipo Opinião
Cervejas de fazenda, inspiradas em receitas tradicionais belgas 
 (Foto: divulgação)
Foto: divulgação Cervejas de fazenda, inspiradas em receitas tradicionais belgas

Claro que é! (risos) É bastante comum ouvir esta resposta quando alguém está provando uma cerveja com presença de acidez, por exemplo. As cervejas que trago hoje são opções requintadas do universo das bebidas. Assim como existem uísques industrializados e isso faz com que tenha qualidade sensorial inferior e também valor mais acessível, o mesmo ocorre com a cerveja. Temos opções que são produzidas em volumes muito grandes e outras que são trabalhadas de forma quase pessoal, e daí vem a relação com o termo "cerveja artesanal".

Um destes exemplos são as Farmhouse Ales (cervejas de fazenda), o conceito é belga e faz relação com as cervejas que são produzidas por famílias locais e/ou por funcionários da fazenda. A Saison, por exemplo, é uma cerveja de fazenda também. Por suas receitas exigirem muito zelo, respeito ao tempo de produção e também por proporcionar cervejas muito expressivas, ricas em aromas e sabores e, ao mesmo tempo, muito delicadas e requintadas, por estes motivos algumas cervejarias brasileiras estão apostando em produções limitadas e que entregam este tipo de experiência.

Hop Farmhouse Ale, cerveja brasileira com experiência parecida a um espumante(Foto: divulgação)
Foto: divulgação Hop Farmhouse Ale, cerveja brasileira com experiência parecida a um espumante

Endemic BC é uma cervejaria da Serra Catarinense que acaba de nascer e tem como propósito produzir apenas Farmhouse Ales, e que orgulhosamente denominam tudo apenas em português, pois um de seus objetivos é enaltecer ingredientes e sabores brasileiros, além de incentivar tudo que for de cultivo e produção local. Para suas produções, eles contam com o apoio da cervejaria Unika, que já é reconhecida pela qualidade em suas produções. Próximo a eles também tem a cervejaria Cozalinda, que se consolidou por fazer apenas cervejas maturadas em barris e sempre complexas.

Cerveja Clara de Fazenda,  notas frutadas, complexa e elegante.(Foto: divulgação)
Foto: divulgação Cerveja Clara de Fazenda, notas frutadas, complexa e elegante.

Recentemente, a cervejaria Imigração de Porto Alegre/RS lançou um trio de Farmhouse´s com propostas bastante inovadoras e, entre elas, uma que pode aguçar o paladar dos Cearenses, confere: Hop Farmhouse Ale, cerveja com acidez suave, com perfil muito semelhante à uma champagne; uma Sour Brazilian Cajá Lambic, cerveja com bastante acidez presente e notas de frutas como protagonista; e uma Wood Cachaça Lambic, com notas de cachaça bastante presente no paladar e aroma, além das notas de madeira - definitivamente uma cerveja para fãs da bebida brasileira.

Conhecendo as Lambic

Lambic são cervejas com denominação de origem, assim como as champagnes, e elas só podem ser assim chamadas quando produzidas em Pajottenland, na Bélgica. Este tipo de cerveja passa por fermentação natural (em tanques abertos) e possui características de leveduras específicas desta região belga. Hoje em dia é possível encontrar o nome "Lambic" sendo utilizado por outras cervejarias em outros cantos do mundo, com a intenção de mostrar uma reprodução do estilo, mas não quer dizer que foram feitas no local ou à mesma maneira.

Leia também | Confira mais dicas e informações do mundo das cervejas, com Taiga Cazarine, na coluna Tim Tim

Foto do Taiga Cazarine

Ôpa! Tenho mais informações pra você. Acesse minha página e clique no sino para receber notificações.

O que você achou desse conteúdo?